LIVRO – COMO DESENVOLVER SUAS HARD SKILLS E SOFT SKILLS – RODRIGO SILVA SANTANA.
LIVRO – COMO DESENVOLVER SUAS HARD SKILLS E SOFT SKILLS – RODRIGO SILVA SANTANA.
No livro intitulado de, Como Desenvolver suas Hard Skills e Soft Skills, o autor destaca que nossas experiências profissionais e todo o conhecimento que adquirimos ao longo dos anos, moldam nossa formação intelectual e emocional, estas habilidades são chamadas atualmente de soft skills e hard skills. Sintetizando bem, estas são as duas frentes de atuação que visam o match perfeito para se tornar um profissional em destaque no merca de trabalho.
Assevera que no escrito, trará parte da experiencia do autor ao longo de seus 16 anos no meio corporativo, cursos bacanas que me ensinaram muita coisa, diversas ferramentas que ele testou e que podem ajudar a todos no cotidiano, e principalmente como transformar conhecimento em atitudes práticas. A ideia é consolidar todas as informações relevantes para aprimorar sua expertise em diversas áreas do conhecimento, como marketing digital, comunicação, tecnologia, e muito mais, com o intuito que você se aprofunde mais nos temas que acharem mais relevantes.
Denota que no decorrer da obra haverá elementos práticos, aplicativos que são uteis no dia a dia empresarial, plataformas que podem ser uteis no cotidiano, bem como experiencias positivas na superação de desafios encarados pelo autor em diversas oportunidades. Há também ideias para melhoria de processos, alavancagem pessoal e empresarial atrelado todo o conhecimento a rotina diária.
Essas habilidades essenciais para ser um completo profissional por meio desse exemplar, vem destacado em 18 capítulos, assim sugeridos: o que são hard skills? O que são soft skills? A tecnológica a favor do seu conhecimento; conheça pelo menos o básico do marketing digital; como ser uma líder da nova geração; sim, você precisa saber finanças pessoais; falar outro idioma abre muitas portas; a maravilha de escrever bem; o Excel aparecerá na sua vida em algum momento; a inteligência emocional é a habilidade do futuro; comunicar-se bem é essencial; saiba usar ferramentas de apresentação; o Linkedln é o seu currículo online; alguns livros podem mudar a sua vida; faça bons cursos; mantenha um bom networking; a criatividade é bem-vinda na sua carreira e a gestão do tempo é o pilar da produtividade.
Parafraseando Albert Einstein “a imaginação é mais importante que o conhecimento”, fazendo um cotejo ao significado de hard skills, que são as habilidades visíveis a todos, pois são mensuráveis, essas podem ser treinadas e podem ser desenvolvida por qualquer pessoa que queira desenvolvê-las (atividade acadêmicas, marketing digital, cursos superiores ou especializações, cursos teóricos ou diversas outras fontes). Tais conjuntos de habilidades são essenciais para o mercado de trabalho e para a acarreia profissional, pois são a base para a construção do seu branding pessoal o que levará por toda a vida, como destacou Viktor Frankl “quando não formos capazes de mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós mesmos.”
Explica que as soft skills são bem diferentes das hard skills e muito mais difíceis de serem identificadas nos profissionais, uma vez que se referem a habilidades cognitivo-comportamentais, experiências vividas e individualidade. Destacando como as habilidades de comunicação interpessoal, proatividade, a resolução de conflitos, o senso de liderança, a maneira de trabalhar sobre pressão e muitas outras, os recrutadores da área de recursos humanos empresariais, possuem um desafio enorme quando estão selecionando um profissional, pois não há possibilidade de identificar as soft skills de um candidato em pouco tempo de conversa, requerendo se aprofundar e realizar dinâmicas – todavia, não é garantia de sucesso.
Implementando mudanças ao seu estilo de atuação empresarial o autor denota que deve se usar a tecnologia a favor do seu conhecimento, com a listagem de alguns aplicativos e ferramentas que me agregam muito no desenvolvimento como um todo, são eles: Evernote (permite fazer anotações, colar ideias, escrever conteúdos e até gravar mensagens de voz); Aplicativos de meeting “reunião” (Google Meet, Teams e Zoom); Pocket (aplicativo que captura aquele artigo e o transforma em uma espécie de e-book); One Drive, Google Drive, Dropbox e Icloud (são aplicativos de armazenagem de arquivos na nuvem); Adobe Scan (aplicativo que fara escaneamento de documentos e, de imediato, compartilhar esses); 7Waves (experiencia gamificada com o cumprimento de metas, faz a criação de objetivos dentro dele e assim aparece diversas pesquisas e conteúdo para ajudar a realizar).
Há também o Vídeo Master (baixadores de vídeos do Youtube); Papelada (lembrete para pagamento de contas); Canvas (criação em minutos de panfletos, postagens para redes, cartões e uma variedade de templates economizando grana); Clarice.ai (analise de texto por meio a inteligência artificial, com a menção de coerência das frases, palavras repetidas por exemplo); RPGs (jogo para auxiliar na criatividade e no senso de estratégias); Simuladores (simuladores para desenvolvimento cognitivo); Jogos cooperativos online (Fortnite) e por fim os Jogos de raciocínio lógico.
Sobre o básico do marketing digital destaca algumas plataformas úteis para o exercício do potencial no digital: Post2B (plataforma que faz a ligação entre empresas que querem divulgar seus produtos e serviços com influenciadores digitais); hotmart.com (considerada com uma das pioneiras desse segmentos, na plataforma irá achar cursos para comprar, ser um afiliado digital de outros criadores e, até mesmo, vender seu próprio produto digital); edduz.com (semelhante a hotmart, mas uma pouco menos conhecida é completa e fácil de usar); postgrain.com (permite fazer postagens de forma agendada com informações detalhadas sobre alcance e engajamento, visualizações e demais métricas para ver o marketing do seu negocio); Mlabs (uma das mais completas, podendo agendar seus posts e acompanhar a evolução dos resultados das suas postagens) e google trends (plataforma que permite que faça pesquisas de palavras-chaves mais impactantes atuais, útil pra criar conteúdos).
Ensina como se tornar um líder da nova geração, tal líder 2.0 deve saber administrar bem as particularidades de cada integrante do time e proporcionar um ambiente colaborativo, que permita a todos desempenharem além de suas capacidades. Essa atitude é de extrema importância para que seus membros se sintam motivados a expor suas opiniões de forma sincera e, com isso, os processos possam ser ajustados ou corrigidos para o bem de todo o time.
O maior risco é não arriscar. Em um mundo que muda muito rápido, a única estratégia em que a falha é garantida é não arriscar “Steve Jobs”. Ainda em, como se tornar um líder da nova geração, reverbera sobre os tipos; Liderança autocrática (foco no chefe) líder muito centralizador, não há espaço para seus liderados opinarem em nada e a que vale é a palavra final desse líder; Liderança democrático (foco no líder e na equipe) é totalmente inverso do anterior, foca mais na equipe, incentiva a criatividade do grupo dando oportunidade para todos possam se expressar, prezando pelo coletivo e valoriza as habilidades individuais.
Havendo também o Lider liberal (foco na equipe) oposto ao autocrático, preza pela liberdade total dos membros, sem a necessidade de um líder direita e indiretamente, há a autogestão dos membros da equipe, sem cobrança ou supervisão direta; Líder situacional (foco nas situações e na experiencia dos profissionais) esse aparece em situações especificas nas quais sua experiencia profissional e sua maturidade são postas à prova, se adapta rápido e assertivamente em assumir determinadas situações e Lider coach (foco nas pessoas e nos resultados) esse tem a missão de potencializar as habilidades dos seus colaboradores e desenvolvê-las até se tornarem de alto desempenho.
Sim você precisa saber sobre finanças pessoais “nunca gaste seu dinheiro antes de recebê-lo. Thomas Jefferson”, dá destaque a alguns ensinamentos básicos, tal como; saiba quanto ganha e quanto gasta, sempre observe suas assinaturas recorrentes, observe suas reservas, investimentos são um bom negócio, compre somente se tiver o dinheiro para pagar a fatura, entenda os fluxos de fechamento e vencimento do seu cartão e nunca pague um cartão com outro.
Falar outro idioma abre muitas portas, é unanime que falar outros idiomas é um diferencial muito importante no meio corporativo. Conhecer outras línguas pode expandir o seu alcance profissional para o mundo inteiro. Se você conversar com uma pessoa nu idioma que ela entenda, a mensagem irá para a sua mente. Se você conversar com esta pessoa no seu próprio idioma, a mensagem irá para o seu coração. Nelson Mandela.” Escrever não é usar palavras difíceis para impressionar. É usar palavras simples de uma forma impressionante. Sierra Bailey.
Sobre a maravilhosa habilidade de escrever bem, destaca o autor que, a escrita é uma das habilidades mais cativantes que um profissional pode ter, pois, por meio dela, ele consegue entender todo o mundo à sua volta, expressar-se, ser assertivo nas suas comunicações, bem como demonstrar autoridade no que diz e só se aprimora testando ou treinando. Menciona algumas práticas que funcionam muito bem no ambiente corporativo ao escrever um e-mail: 1 – ao escrever um e-mail, só envie apenas depois de relê-lo algumas vezes; 2 – passe um corretor ortográfico no texto antes do envio do e-mail; 3 – seja objetivo e traga clareza no texto, para não haver interpretações duplas; 4 – nunca escreva algo com raiva ou sem o conhecimento de toda a situação; 5 – não utilize gírias ou abreviações no seu texto de e-mail e 6 – use e abuse do rascunho, volte, releia, edite e releia, muitas vezes você irá mudar 80% do texto nessa checagem.
O Excel aparecerá na sua vida em algum momento, “para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias. Lao-Tsé”. Ter um conhecimento mais profundo do Excel será um diferencial muito relevante no seu currículo. Como mencionei anteriormente, as empresas, hoje, buscam essa qualidade nos profissionais. A maioria dos sistemas de gestão, possuem alguma planilha para gerir alguma coisa e contam com a funcionalidade de exportar os relatórios em Excel, cujos dados podem ser, posteriormente, trabalhados.
Menciona sobre a inteligência emocional que é a habilidade do futuro, essencial já há algum tempo e, por ser falada em todos os âmbitos da sociedade, pode, em alguns momentos até ser considerada clichê. Por outro lado, esse tema, desde seus recentes primórdios, nunca foi tão enfatizado como hoje. Relação interpessoal é muito importante, necessitando estarmos bem uns com os outros, necessitando assim conhecer as pessoas e interagir com elas como são. Praticar a empatia, respeitando opiniões, mudando o ponto de vista e viver de maneira plena. Ser um individuo automotivado, tipo de pessoa que sempre vê o copo meio cheio e nunca meio vazio, tal ímpeto deve vir de dentro, de um proposito maior, devem também haver o controle das emoções e conhecer bem suas próprias emoções, conhecendo a si mesmo, portanto a inteligência emocional é uma das habilidades do futuro, mediante provas diárias do estresse das multitarefas por nós experimentado.
Comunicar bem é essencial, um hábito que funciona muito bem ao conversar com uma pessoa é o famoso olho no olho. Como diz a sabedoria popular, os olhos são o espelho da alma. Um olhar sincero pode mudar os rumos de uma conversa, seja ela difícil ou não. Às vezes, o que é dito com a boca ou, até mesmo, com os olhos pode não corresponder com o que o corpo está dizendo naquele momento. “O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito. Peter Drucker.”
Sabia usar ferramentas de apresentação. Nossas atitudes e nossas obras são nossos melhores cartões de apresentação. Hélder Sena de Sousa. Cita que a etapa de apresentação, bem como a alta qualidade dela, é primordial se você deseja encantar o seu público. Destaca que o LinkedIn é o seu currículo online, é uma das melhores ferramentas para você construir sua marca pessoal. Destaca que alguns livros podem mudar sua vida, pois ler é uma das melhores formas de adquirir competências, sejam soft ou hard skills, pois a leitura abre um mundo de possibilidades em diferentes áreas do conhecimento. Cabe a você aproveitar uma boa leitura. Recomenda para aqueles que não abre mão do livro físico, as lojas que vedem livros seminovos, como a Estante Virtual e a Livralivro.
Alguns títulos de livros recomendados: 1 - Problemas? Oba! De Roberto Shinyashiki; 2 – Como organizar sua vida financeira. Gustavo Cerbasi; 3 – Me poupe; Natalia Arcuri; 4 – O poder do hábito; Charles Duhigg; 5 – Inclusifique: Como a inclusão e a diversidade podem trazer mais inovação à sua empresa; Stefanie K. Johnson; 6 - 10 leituras essenciais por Harvard Business Review; 7 - Lições de Um Empresário Rebelde; Yvon Chouinard; 8 - Steve Jobs; Walter Isaacson. A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede. Carlos Drummond de Andrade.
Se prepare sempre, faça bons cursos. Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros. Benjamin Franklin. Mantenha um bom networking, sendo uma das palavras mais utilizadas no ambiente corporativo, a final, ter uma boa rede de relacionamentos e/ou conhecer a pessoa certa pode potencializar muito seus projetos no trabalho, permitindo que você alcance muito mais rápido os objetivos da sua vida profissional. A cooperação é a convicção plena de que ninguém pode chegar à meta se não chegarem todos. Virginia Burden”. Denota sobre a criatividade na sua carreira, a inovação é a regra no ambiente empresarial. Assim aprender sobre criatividade é abrir as portas para o desconhecido e gerar insights sensacionais para a sua vida profissional e pessoal, por fim destaca sobre a gestão do tempo.
Dessa forma, vale muito o aprendizado trazido através do exemplar, destacando assim o entendimento do que vem a ser as Hard Skills e Soft Skills, fazendo uma analogia ao significado, podemos dizer que as primeiras são os hardwares (capacitações técnicas que um profissional pode comprovar por meio de diplomas) e as segundas são os softwares (habilidades pessoais e intangíveis que um profissional possui).
Portanto a leitura do manuscrito é recomendada, assim terá meios para aprimorar suas habilidades, ou se aprofundar melhor nos temas para quem sabe descobrir um novo propósito em seu ramo profissional ou cotidiano. Com a leitura terá acesso a dicas de ferramentas, exemplos práticos e um pouco do que é necessário para desenvolver estas habilidades a fim de se tornar um profissional completo, desse modo é compensativo a análise por meio dos ensinamentos do manual.
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Ferreira Avelar Advocacia (Iporá-GO. Israelândia-GO). Consultoria e Assessoria Jurídica!
Créditos: Livro – Como Desenvolver suas Hard Skills e Soft Skills – Rodrigo Silva Santana.
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