LIVRO. TED, FALAR, CONVENCER, EMOCIONAR. CARMINE GALLO.

 



LIVRO. TED, FALAR, CONVENCER, EMOCIONAR. CARMINE GALLO.

 

O livro trás uma junção de conteúdo apresentado nos eventos realizado formato TED, que segundo a Wikipédia “TED (acrônimo de Technology, Entertainment, Design; em português: Tecnologia, Entretenimento, Planejamento) é uma série de conferências realizados pelo mundo, sem fins lucrativos, destinadas à disseminação de ideias – segundo as palavras da própria organização, "ideias que merecem ser disseminadas".

 

No livro podemos observar as transcrições com base em vídeos reproduzidos de maneira diferente e aplicando a percepção que o autor com sua equipe conseguiu extrair desses no modelo TED (18 minutos), vemos cientistas e físicos explicarem sobre a criação do universo, cantores consagrados falando sobre os problemas mundiais relacionados a pobreza, bilionários filantropos apresentarem ideias para resolver situações de saúde pública mundial, profissionais da medicina explicarem sobre o corpo humano de maneira única.

 

Entre os palestrantes que o autor transcreve suas ideias com a sua interpretação, há ilustres nomes como Bill Clinton, Al Gore, Bill Gates, Bono Vox, Richard Branson entre outros.

 

Trás dicas de como criar uma apresentação memorável, como por exemplo o uso de elementos intensos (Emocionantes, Originais e Memoráveis), indica a necessidade de dominar a arte do Storytelling, fazer conexão das histórias contadas com um tipo de identidade, apresenta à Teoria da Comunicação ou Persuasão de Aristóteles (etos-credibilidade, logos-evidência e dados e páthos-apelo emocional). Relata sobre dicas de como falar para ser ouvido, com base em 4 elementos (velocidade, volume, tom e pausas).

 

Afirma que os melhores lideres tem um ar de confiança, atrelado a uma presença dominante. Afirma que a pose de poder é ensinada, para tanto deve-se aumentar a testosterona e reduzir os níveis de cortisol no cérebro, criando mais confiança e poder, seguindo o exercício apresentado, qual seja, abra os braços para cima o máximo que der, formando um V, e mantenha por 2 minutos. Fala sobre uma substância do cérebro que faz reter informações e se chama dopamina, segundo Martha Burns para cria-la basta trazer informações novas e empolgantes. Assevera sobre a criação de um título para qualquer apresentação, com o fim de fazer esse se tornar bem visto, devendo esse ser procedido no estilo twitter com a ideia central nele, ou seja, qual é a única coisa que quero que o público saiba?

 

Ensina a técnica de criar evento emocionalmente carregado, citando o exemplo de Bill Gates soltando mosquitos em sua apresentação sobre as formas de erradicar a malária no mundo. Menciona sobre os benefícios de aplicar as apresentações estatísticas inesperadas e de preferência impactantes, dado trazido, por que se ignora os oceanos? Se pegarmos o orçamento anual da NASA para explorar o céu, esse valor seria suficiente para a NOAA explorar os oceanos por 1600 anos, Robert Ballard.

 

Valida dicas sobre a implementação de humor as apresentações, cita o caso da apresentação de Rose George falando sobre a diarreia, onde em um determinado momento atrela humor, choque e estatística, criando uma apresentação memorável, menciona ser interessante de aplicar a regra dos três a falas e apresentações, com exemplos de fatos que sempre há a existência de 3, Revolução Americana (04/07/1776) com o lema, vida, liberdade e felicidade, Revolução Francesa entre 1789 e 1799 (liberdade, igualdade e fraternidade), 3 porquinhos, 3 desejos de Aladim, 3 cores primárias (vermelho, amarelo e azul), 3 leis de Newton (inércia, dinâmica e ação/reação), 3 elementos que compõe o átomo (prótons, nêutrons e elétrons), 3 tipos de talheres (garfo, faca e colher), 3 medalhas olímpicas, 3 reis magos que visitaram Jesus (Gaspar, Baltazar e Melchior), Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Cita a necessidade de criar experiências sensoriais a plateia e também à abordagem multissensorial criativa que são sempre interessantes produzir essas em uma abordagem.

 

Portanto é uma ótima experiência a leitura do exemplar e recomendamos a mesma a quem queira se inteirar sobre o tema relativo a essa arte de falar, convencer e emocionar, há aqui muitas informações e dicas só observadas nessa obra.

 

 

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Ferreira Avelar Advocacia (Iporá-GO- Israelândia-GO). Consultoria e Assessoria Jurídica!

 

Créditos das Imagens e algumas informações do texto.

Livro. TED, Falar, Convencer, Emocionar. Carmine Gallo.

 

Publicação no Instagram:

https://www.instagram.com/p/CUxqYuflsdW/

 

 


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