LIVRO. TED, FALAR, CONVENCER, EMOCIONAR. CARMINE GALLO.
LIVRO. TED, FALAR, CONVENCER, EMOCIONAR. CARMINE
GALLO.
O livro trás uma junção de conteúdo
apresentado nos eventos realizado formato TED, que segundo a Wikipédia “TED
(acrônimo de Technology, Entertainment, Design; em português: Tecnologia,
Entretenimento, Planejamento) é uma série de conferências realizados pelo mundo,
sem fins lucrativos, destinadas à disseminação de ideias – segundo as palavras
da própria organização, "ideias que merecem ser disseminadas".
No livro podemos observar as transcrições
com base em vídeos reproduzidos de maneira diferente e aplicando a percepção
que o autor com sua equipe conseguiu extrair desses no modelo TED (18 minutos),
vemos cientistas e físicos explicarem sobre a criação do universo, cantores
consagrados falando sobre os problemas mundiais relacionados a pobreza,
bilionários filantropos apresentarem ideias para resolver situações de saúde
pública mundial, profissionais da medicina explicarem sobre o corpo humano de maneira
única.
Entre os palestrantes que o autor
transcreve suas ideias com a sua interpretação, há ilustres nomes como Bill
Clinton, Al Gore, Bill Gates, Bono Vox, Richard Branson entre outros.
Trás dicas de como criar uma apresentação
memorável, como por exemplo o uso de elementos intensos (Emocionantes,
Originais e Memoráveis), indica a necessidade de dominar a arte do
Storytelling, fazer conexão das histórias contadas com um tipo de identidade, apresenta
à Teoria da Comunicação ou Persuasão de Aristóteles (etos-credibilidade,
logos-evidência e dados e páthos-apelo emocional). Relata sobre dicas de como
falar para ser ouvido, com base em 4 elementos (velocidade, volume, tom e
pausas).
Afirma que os melhores lideres tem um ar
de confiança, atrelado a uma presença dominante. Afirma que a pose de poder é
ensinada, para tanto deve-se aumentar a testosterona e reduzir os níveis de
cortisol no cérebro, criando mais confiança e poder, seguindo o exercício
apresentado, qual seja, abra os braços para cima o máximo que der, formando um
V, e mantenha por 2 minutos. Fala sobre uma substância do cérebro que faz reter
informações e se chama dopamina, segundo Martha Burns para cria-la basta trazer
informações novas e empolgantes. Assevera sobre a criação de um título para
qualquer apresentação, com o fim de fazer esse se tornar bem visto, devendo
esse ser procedido no estilo twitter com a ideia central nele, ou seja, qual é
a única coisa que quero que o público saiba?
Ensina a técnica de criar evento
emocionalmente carregado, citando o exemplo de Bill Gates soltando mosquitos em
sua apresentação sobre as formas de erradicar a malária no mundo. Menciona
sobre os benefícios de aplicar as apresentações estatísticas inesperadas e de
preferência impactantes, dado trazido, por que se ignora os oceanos? Se pegarmos
o orçamento anual da NASA para explorar o céu, esse valor seria suficiente para
a NOAA explorar os oceanos por 1600 anos, Robert Ballard.
Valida dicas sobre a implementação de
humor as apresentações, cita o caso da apresentação de Rose George falando sobre
a diarreia, onde em um determinado momento atrela humor, choque e estatística,
criando uma apresentação memorável, menciona ser interessante de aplicar a
regra dos três a falas e apresentações, com exemplos de fatos que sempre há a
existência de 3, Revolução Americana (04/07/1776) com o lema, vida, liberdade e
felicidade, Revolução Francesa entre 1789 e 1799 (liberdade, igualdade e
fraternidade), 3 porquinhos, 3 desejos de Aladim, 3 cores primárias (vermelho,
amarelo e azul), 3 leis de Newton (inércia, dinâmica e ação/reação), 3
elementos que compõe o átomo (prótons, nêutrons e elétrons), 3 tipos de talheres
(garfo, faca e colher), 3 medalhas olímpicas, 3 reis magos que visitaram Jesus
(Gaspar, Baltazar e Melchior), Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito
Santo). Cita a necessidade de criar experiências sensoriais a plateia e também
à abordagem multissensorial criativa que são sempre interessantes produzir
essas em uma abordagem.
Portanto é uma ótima experiência a leitura
do exemplar e recomendamos a mesma a quem queira se inteirar sobre o tema
relativo a essa arte de falar, convencer e emocionar, há aqui muitas
informações e dicas só observadas nessa obra.
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Ferreira
Avelar Advocacia (Iporá-GO- Israelândia-GO). Consultoria e Assessoria Jurídica!
Créditos
das Imagens e algumas informações do texto.
Livro.
TED, Falar, Convencer, Emocionar. Carmine Gallo.
Publicação
no Instagram:
https://www.instagram.com/p/CUxqYuflsdW/
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