É MAIS FÁCIL PASSAR UM CAMELO PELO FUNDO DE UMA AGULHA

 


É MAIS FÁCIL PASSAR UM CAMELO PELO FUNDO DE UMA AGULHA, DO QUE ENTRAR UM RICO NO REINO DE DEUS.

 

Essa afirmação a respeito do camelo e o rico, remete-se as passagens bíblica encontradas nos livros de Marcos (10-25), Mateus (19-24) e Lucas (18-22), onde nos ensinam o seguinte: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus-Marcos 10:25. E digo ainda: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus-Mateus 19:24. Quando Jesus ouviu isso, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens e reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me-Lucas 18-22.

 

Esses textos bíblicos fazem parte da parábola de Jesus e o Jovem Rico e que trata da vida eterna, que são evangelhos sinópticos (Mateus, Marcos e Lucas) pois possuem uma vasta quantia de narrativas frequentes e com a mesma correlação inclusive.

 

Esta parábola assemelha a "vida eterna" com a assunção ao Reino dos Céus, no entanto temos algumas interpretações a despeito do referido episódio por meio dessa narrativa explicada por Cristo nesses sinópticos, tendo como interpretações 3 hipóteses distintas, com relação ao "buraco de uma agulha" sendo elas as seguintes:

 

A primeira que dispõe sobre o termo "agulha" como sendo um Portão na Cidade de Jerusalém (Israel), que era aberto depois de um certo período logo após o portão principal de entrada ter se fechado à noite. Dessa maneira o camelo só conseguiria entrar por meio desse portão, chamado agulha na época (portão menor), se se agachasse e fosse descarregado por completo, algo muito trabalhoso a ser realizado, ou seja, haveria de ter a necessidade de se curvar para proceder a entrada. Dessa maneira tem sido apresentada essa narrativa desde pelo menos o século XV e, possivelmente, desde o século IX. Porém, não há nenhuma evidência da existência de tal portão.

 

Variações sobre a história incluem uma versão sobre antigas estalagens tendo portões pequenos para atrapalhar bandidos ou uma história sobre um passo entre as montanhas conhecido como "olho da agulha", tão estreito que os mercadores teriam que desmontar de seus camelos, ficando assim vulneráveis a salteadores.

 

Essa hipótese seria uma análise a respeito de que a falta de humildade, modéstia e simplicidade cria um obstáculo para que pessoas com a falta desses adjetivos não conseguem se curvar a quase nada na vida terrena, sendo assim se curvar e abandonar certas benesses e luxos seriam um empecilho para alcançar a salvação e a vida eterna, vejo ser essa a narrativa é mais próxima e assemelhada ao que pessoas sem humildade não conseguem alcançar a salvação eterna, que via de regra são pessoas financeiramente bem resolvidas, mas há também pobres (improdutivos) que não possuem tais simplicidades, sendo imbuídos de altivez, arrogância e orgulho.

 

O segundo prognóstico tem origem em Cirilo de Alexandria, que afirmou que "camelo" é um erro de impressão grego. Kamêlos ("camelo") seria a versão errada e kamilos ("corda" ou "cabo") seria o correto. Contudo, evidências para um erro assim são fracas, com nenhum apoio em manuscritos. Além disso, esta interpretação é contra o princípio da crítica textual de que os erros tendem a acontecer na direção da leitura mais simples e não contra ela.

 

A terceira e mais coerente com os próprios contextos (dada a explicação em Mateus 19:26 e Marcos 10:27 enfatizando o "impossível" acontecer) e com outros versículos (como Mateus 5:3; Mateus 26:6-13; João 3.16; Romanos 3:10) é de que Jesus literalmente disse "camelo" e "agulha", o que torna impossível ao homem salvar-se sozinho, dependendo apenas de Deus para salvá-lo.

 

#reflexao #biblia #jovemrico #cameloburacodeagulha ##advocacia #assessoriajuridica #consultoriajuridica #advogadoiporaferreiraavelaradvocacia #advogadoisraelandiaferreiraavelaradvocacia #advogadoisraelandiathayna #advogadoiporathayna #leituraesemprebom #leiasempre

 

Ferreira Avelar Advocacia. Consultoria e Assessoria Jurídica-Iporá-GO e Israelândia-GO.

 

Créditos das Imagens e Algumas Informações do Texto:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_e_o_jovem_rico

https://colunasercatolico.blogspot.com/2018/10/o-camelo-e-o-buraco-da-agulha.html

https://estiloadoracao.com/passar-um-camelo-pelo-fundo-de-uma-agulha/

https://airtonbc.wordpress.com/2013/02/02/o-rico-o-camelo-e-a-agulha/

https://saleluz.blog/2018/02/17/estudo-parabola-o-camelo-e-a-agulha/

http://www.nacontramao.blog.br/2013/04/e-mais-facil-entrar-um-camelo-pelo.html

https://www.missoescristao.com.br/2019/05/o-camelo-no-fundo-duma-agulha.html

https://www.bibliaon.com/

https://www.biblegateway.com/

 

Publicação no Instagram:

https://www.instagram.com/p/CSzIVimrRQF/?utm_source=ig_web_copy_link

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMA. DOCIMÁSIA PULMONAR HIDROSTÁTICA DE GALENO. SABE O QUE É?

LICITAÇÃO DESERTA E FRACASSADA NA LEI 14.133/21 LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

CONDUTAS PÚBLICAS NO PERÍODO ELEITORAL (LICITAÇÕES)