LIVRO – OS SEGREDOS DA MENTE MILIONÁRIA. T. HARV EKER.
LIVRO – OS SEGREDOS DA MENTE MILIONÁRIA. T. HARV EKER.
No livro, os segredos da mente milionária: aprenda a enriquecer mudando seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas, escrito por T. Harv Eker, (nascido em 10 de junho de 1954 em Toronto, Ontário, Canadá) é um autor, empresário e palestrante motivacional conhecido por suas ideias sobre riqueza e motivação. No exemplar há destaque eme especial sobre o seguinte, métodos e ideias relacionadas as chamadas "atitudes mentais que facilitam a riqueza". Segundo Harv, esta teoria propõe que cada um de nós possui um "projeto financeiro" ou um "roteiro interno que determina como nos relacionamos com o dinheiro" e que, ao mudar esse projeto, as pessoas podem mudar sua capacidade de acumular riqueza.
O manuscrito segue a sequência de temas listados na parte inicial do índice (PARTE 1 - O seu modelo de dinheiro. PARTE 2 - Os arquivos de riqueza; Dezessete modos de pensar e agir que distinguem os ricos das outras pessoas e "E o que eu faço agora?" Quem nunca se perguntou por que algumas pessoas precisam suar a camisa para ganhar dinheiro, enquanto alguns felizardos parecem enriquecer facilmente? Segundo T. Harv Eker, isso não ocorre por causa de diferenças de educação, de inteligência, de talento, de oportunidades, de métodos de trabalho, de contatos, de sorte nem, muito menos, como resultado da escolha de empregos, negócios ou investimentos. A resposta, segundo o autor, está no modelo pessoal de dinheiro que todos nós trazemos gravado no subconsciente. Para ele, mesmo quando uma pessoa domina a área em que atua profissionalmente, se o seu modelo de dinheiro não estiver programado para um alto nível de sucesso, ela jamais enriquecerá e, se isso acontecer, é possível que logo perca tudo o que conquistou. Felizmente, ninguém é obrigado a amargar as consequências dessa programação mental negativa por toda a vida.
Eker apresenta os princípios da mente milionária, os mesmos que ensina nos seus seminários e cursos, mostrando que podemos nos recondicionar, em termos de pensamentos e ações, para atingir o sucesso de um modo tão natural quanto as pessoas ricas. Conta sobre o que respondeu a um amigo rico do seu pai em uma certa ocasião o qual estava na casa dos seus pais, dizendo a ele que “o modo de pensar determina as ações dos indivíduos e, consequentemente, os seus resultados. Você acredita que. se pensasse como os ricos e agisse como eles, conseguiria enriquecer também?
Lembro-me de ter respondido com a confiança de uma bola murcha: Acho que sim. Então ele explicou, tudo o que você precisa fazer é copiar o modo de pensar dos ricos. Cético como eu era na época, perguntei: E no que você está pensando neste momento? A sua resposta foi: Estou pensando que os ricos cumprem os seus compromissos, e o meu neste momento é com o seu pai. As pessoas estão me esperando para jogar. A gente se vê. E foi embora. Mas as palavras dele ficaram na minha cabeça. Como nada estava dando certo para mim, pensei: "Por que não fazer o que ele disse?" E me dediquei de corpo e alma ao estudo dos ricos e do seu modo de pensar. Aprendi tudo o que podia sobre o funcionamento da mente humana, mas me concentrei principalmente na psicologia do dinheiro e do sucesso. Descobri que, sim, era verdade: os ricos pensam de um modo diferente das pessoas que não possuem dinheiro e até das que têm uma vida confortável em termos financeiros. Acabei tomando consciência de como os meus pensamentos me empurravam para longe da riqueza.
Assevera que certo dia decidiu: Chega de teoria, agora vou colocar isso em prática. Resolveu tentar outro negócio. Como estava envolvido com a área de saúde e exercícios físicos, abri uma das primeiras lojas de equipamentos de ginástica da América do Norte. Mas não tinha dinheiro, então precisei fazer um empréstimo de US$ 2 mil no cartão de crédito para abrir a empresa. Comecei a aplicar o que havia aprendido, copiando as estratégias de negócios e o modo de pensar das pessoas ricas. O meu primeiro passo foi me comprometer a fazer sucesso e a jogar para vencer. Jurei manter o foco e jamais considerar a hipótese de sair do ramo antes de ficar milionário, quem sabe até mais do que isso.
Comecei a contestar também a minha atitude mental sempre que tinha pensamentos negativos ou contraproducentes na área financeira. No passado eu costumava acreditar que o que a minha mente dizia era verdade. O meu negócio fez tanto sucesso que abri 10 lojas em apenas dois anos e meio. Depois, vendi metade das ações da empresa para uma grande companhia por US$ 1,6 milhão e me mudei para a ensolarada San Diego, na Califórnia. Fundei a Street Smart Business School e ensinei a milhares de pessoas estratégias práticas de negócios para fazer sucesso em alta velocidade.
Adiante no exemplar o autor destaca vários princípios da riqueza, os quais destacamos aqui: Princípio 1: Os seus rendimentos crescem na mesma medida em que você cresce! Princípio 2: Se você quer mudar os frutos, primeiro tem que trocar as raízes quando deseja alterar o que está visível, antes deve modificar o que está invisível. Princípio 3: Dinheiro é resultado, riqueza é resultado, saúde é resultado, doença é resultado, o seu peso é resultado. Vivemos num mundo de causa e efeito. Princípio 4: Em cinco minutos posso prever o futuro financeiro que você terá pelo resto da sua vida. Princípio 5: Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem a ações. Ações conduzem a resultados. Princípio 6: Quando o subconsciente tem que optar entre a lógica e as emoções profundamente enraizadas, as emoções quase sempre vencem. Princípio 7: A sua razão ou motivação para enriquecer ou fazer sucesso é crucial. Se ela possui uma raiz negativa, como o medo, a raiva ou a necessidade de provar algo a si mesmo, o dinheiro nunca lhe trará felicidade.
Ainda ensina sobre os moldes que cada pessoa tem em si em relação a riqueza, asseverando que: a falta de dinheiro é o efeito. Mas onde está a causa? Ela se resume ao seguinte: a única maneira de mudar o seu mundo "exterior" é modificar o seu mundo "interior". Se as coisas não vão bem na sua vida exterior, é porque não estão indo bem na sua vida interior. É simples assim. A chave é o envolvimento. A abordagem que emprego segue o velho ditado: "Você se esquece daquilo que escuta; você se lembra daquilo que vê; você entende aquilo que faz." Por isso, vou lhe pedir que, toda vez que você terminar a leitura de um princípio de riqueza, faça uma declaração verbal. Em seguida, emita outra "declaração". O que é uma declaração? Uma simples afirmação positiva pronunciada enfaticamente em voz alta.
Por que as declarações são uma ferramenta tão valiosa? Porque tudo o que existe é feito de uma única coisa: energia. A energia sempre viaja em frequências e vibrações. Assim, toda declaração tem uma frequência vibratória. Quando você faz uma declaração em voz alta, a energia que ela libera vibra por todas as células do seu corpo. Ela envia mensagens específicas não apenas para o universo como também para o seu subconsciente. Uma declaração é definida como "o anúncio formal da intenção de empreender um dado curso de ação ou de adotar uma posição específica". Outra palavra importante da definição de declaração é ação. Devemos executar todas as ações necessárias para que as nossas intenções se tornem realidade. Recomendo que você faça as declarações em voz alta todo dia de manhã e à noite.
Conta sobre um episódio de uma de suas alunas sobre crença a respeito do dinheiro, que experiências com dinheiro, riqueza e pessoas você teve quando criança? Elas moldaram as crenças ou melhor, as ilusões que hoje governam a sua vida. Josey, enfermeira de sala de cirurgia, foi ao Seminário Intensivo da Mente Milionária. rendimentos eram excelentes, mas sempre gastava tudo. Quando cavamos um pouco mais fundo, ela falou de um episódio aos 11 anos de idade. Estava com os pais e a irmã num restaurante. Os pais começaram mais uma das suas brigas por causa de dinheiro. O pai gritava e esmurrava a mesa, ficou vermelho, depois azul, e caiu no chão, vítima de um ataque cardíaco. Josey era da equipe de natação da escola e tinha feito o treinamento de ressuscitação. Tentou, mas não adiantou. O pai morreu nos seus braços. Desse dia em diante, a sua mente passou a associar o dinheiro à dor. Não admira que, quando adulta, Josey tenha passado a se livrar subconscientemente de todo o dinheiro que ganhava, na tentativa de dar um fim à dor. Outro dado interessante é o fato de ela ter se tornado enfermeira. Por quê? Talvez ainda estivesse tentando salvar o pai.
Denota sobre o molde de cada uma, explicando que o seu modelo de dinheiro determinará a sua vida financeira e até a sua vida pessoal. Se você é uma mulher cujo modelo de dinheiro está programado para rendimentos baixos, o mais provável é que atraia um homem que também apresente esse tipo de programação, para que você possa permanecer na situação financeira em que se sente confortável e validar o seu modelo. Caso você seja um homem cujo modelo de dinheiro está programado para rendimentos baixos, o mais provável é que atraia uma mulher gastadora que arrase a sua conta bancária, para que você possa permanecer na situação financeira em que se sente confortável e legitimar o seu modelo.
Segue descrevendo sobre os Princípios da Riqueza: Princípio 8: A única maneira de mudar permanentemente a temperatura da sala é "zerar" o termostato. De modo análogo, a única maneira de modificar permanentemente o seu nível de sucesso financeiro é zerar o seu termostato financeiro, também conhecido como modelo de dinheiro. Princípio 9: A consciência observa os nossos pensamentos e as nossas ações para que vivamos das escolhas verdadeiras feitas no momento presente em lugar de sermos governados por uma programação proveniente do passado. Princípio 10: Você pode optar por maneiras de pensar favoráveis à sua felicidade e ao seu sucesso e deixar de lado as formas negativas. Princípio 11: O dinheiro é extremamente importante nas áreas em que produz resultados e insignificante nos campos em que não tem utilidade. Princípio 12: A pessoa que se queixa torna-se um "imã de coisas ruins" vivo e pulsante. Princípio 13: Não existem vítimas verdadeiramente ricas. Princípio 14: Se o seu objetivo é ter algum conforto, é provável que você nunca fique rico. Mas, caso a sua meta seja enriquecer, é provável que você alcance uma situação ricamente confortável. Princípio 15: O principal motivo que impede a maioria das pessoas de conseguir o que quer é não saber o que quer. Princípio 16: Se você não está verdadeira e plenamente determinado a fazer fortuna, o mais provável é que não a obtenha mesmo.
Apresenta mais ensinos sobre dinheiro, com base em Arquivos da Riqueza: Arquivo nº 1: As pessoas ricas acreditam na seguinte ideia: "Eu crio a minha própria vida." As pessoas de mentalidade pobre acreditam na seguinte ideia: "Na minha vida, as coisas acontecem." Arquivo nº 2: As pessoas ricas entram no jogo do dinheiro para ganhar. As pessoas de mentalidade pobre entram no jogo do dinheiro para não perder. Arquivo nº 3: As pessoas ricas assumem o compromisso de serem ricas. As pessoas de mentalidade pobre gostariam de ser ricas. Arquivo nº 4: As pessoas ricas pensam grande. As pessoas de mentalidade pobre pensam pequeno. Arquivo nº 5: As pessoas ricas focalizam oportunidades. As pessoas de mentalidade pobre focalizam obstáculos. Arquivo nº 6: As pessoas ricas admiram outros indivíduos ricos e bem-sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre guardam ressentimento de quem é rico e bem-sucedido. Arquivo nº 7: As pessoas ricas buscam a companhia de indivíduos positivos e bem-sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre buscam a companhia de indivíduos negativos e fracassados. Arquivo nº 8: As pessoas ricas gostam de se promover. As pessoas de mentalidade pobre não apreciam vendas nem autopromoção.
Certifica uma curiosidade sobre apostas, já reparou que em geral são as pessoas que têm uma situação financeira difícil as que gastam mais dinheiro com jogos lotéricos? Elas realmente acreditam que a riqueza cairá no seu colo quando as bolinhas com os seus números forem sorteadas. As vezes passam a noite coladas na tela da televisão esperando ansiosamente pelo sorteio para ver se desta vez a fortuna finalmente lhes sorrira. Você precisa acreditar que é você mesmo quem conquista o seu próprio êxito, que é você mesmo quem promove a sua própria mediocridade e que é você mesmo quem estabelece a sua própria batalha pelo dinheiro e pelo sucesso. Consciente ou inconscientemente, sempre se trata de você.
Atesta que se você não está obtendo a riqueza que diz desejar, há uma grande probabilidade de que seja porque, primeiro, no seu subconsciente, você não a almeja de verdade; você não está disposto a fazer o que é necessário para consegui-la. Vou explorar um pouco mais essa questão. O querer tem três níveis. O primeiro é: "Eu quero ser rico." Essa é outra forma de dizer: "Pegarei tudo o que cair no meu colo." O segundo nível do querer é: "Eu escolho ser rico." Isso implica a decisão de ficar rico. A escolha tem uma energia muito forte e anda de mãos dadas com a responsabilidade que a pessoa tem de criar a sua própria realidade e o terceiro nível do querer é: "Eu me comprometo a ser rico." O significado de comprometer-se é "dedicar-se sem restrições". o que exige não se refrear e dar 10000 de tudo o que se tem para obter riqueza. Isso requer disposição para fazer o que for necessário durante o tempo que for preciso. é o caminho do guerreiro.
Ainda a respeito dos Princípios da Riqueza: Princípio 17: Lei dos rendimentos: "A sua remuneração se dará na proporção direta do valor que você agregar, de acordo com o mercado." Princípio 18: "Abençoe aquilo que você quer." Filosofia Huna. Princípio 19: Os líderes ganham muito mais dinheiro do que os seguidores. Princípio 20: O segredo do sucesso não é tentar evitar os problemas nem se esquivar ou se livrar deles, mas crescer pessoalmente para se tornar maior do que qualquer adversidade. Princípio 21: Se você tem um grande problema, isso quer dizer apenas que está sendo uma pessoa pequena. Princípio 22: Se você diz que é merecedor, então é. Se diz que não é, então não é. Em qualquer hipótese, você viverá a sua própria história. É simples assim. Princípio 23: Se um carvalho de 30m de altura tivesse a mente de um ser humano, cresceria apenas 3m. Princípio 24: Para todo doador tem que haver um recebedor; para todo recebedor tem que haver um doador. Princípio 25: O dinheiro apenas intensificará aquilo que você já é. Princípio 26: Você faz uma coisa do mesmo modo como faz todas as outras coisas. Princípio 27: Não há nada errado em ter um contracheque estável, a não ser que ele interfira na capacidade que você possui de ganhar o que merece. É nesse ponto que está o problema: ele geralmente interfere. Princípio 28: Nunca estabeleça um teto para os seus rendimentos. Princípio 29: As pessoas ricas acreditam que "se pode comer o bolo e ter o bolo". As pessoas que têm um pensamento de classe média creem que "bolo é doce demais, por isso só se deve comer um pedacinho". As pessoas de mentalidade pobre, por acreditarem que não merecem bolo, pedem uma rosquinha, se concentram no furo e se perguntam por que elas não têm "nada". Princípio 30: A verdadeira medida da riqueza é o patrimônio líquido e não os rendimentos.
Assegura sobre uma frase de Buckrninster Fuller, um dos maiores inventores e filósofos da nossa época, disse: "O propósito da nossa vida é acrescentar valor à vida das pessoas desta geração e das gerações seguintes." Parte da nossa missão na vida deve ser, portanto, partilhar os talentos e o valor que temos com o maior número possível de pessoas. Isso requer estar disposto a pensar grande. No livro Fernão Capelo Gaivota, de Richard Bach, a certa altura o personagem pergunta: "Como vou saber se completei a minha missão?" A resposta: "Se você ainda respira, é porque ela ainda não terminou."
O autor confidencia um episódio em que teve com seus vizinhos milionários, quando nos mudamos para San Diego, fomos morar num dos bairros mais sofisticados da cidade. Adorávamos a beleza da casa e da região, mas eu estava um pouco inseguro, pois não conhecia ninguém ali e ainda não me sentia adaptado. O meu plano era ficar na minha e não me misturar com aqueles endinheirados esnobes. Mas quis o universo que os meus filhos, com cinco e sete anos de idade naquela época, se tornassem amigos das crianças da vizinhança. Assim, não demorou muito para que eu os levasse de carro a uma daquelas mansões para brincar. Lembro-me perfeitamente do momento em que bati na pesada porta de madeira, de pelo menos 6m de altura, maravilhosamente entalhada. A dona da casa a abriu e, com a voz mais simpática do mundo, disse: "Harv, é tão bom conhecê-lo, entre." Eu me senti um pouco confuso ao ver que ela estava me servindo um chá gelado com uma tigela de frutas. "Que brincadeira é esta?" a minha mente cética não parava de perguntar. Logo chegou o marido, que antes se divertia com as crianças na piscina. Ele foi ainda mais simpático: Harv, estamos felizes por você estar morando no bairro. Venha com a sua família ao nosso jantar amanhã.
Vamos apresentá-los aos nossos amigos. Nem pense em recusar. Falando nisso, você joga golfe? Vou jogar depois de amanhã no clube. Venha como meu convidado." Fiquei em estado de choque. Onde estavam os esnobes que eu tinha certeza de que encontraria? Fui para casa dizer à minha mulher que iríamos ao jantar. Ai, meu Deus disse, eu não tenho roupa. Mas eu a acalmei: Meu bem, você não entendeu. As pessoas são incrivelmente simpáticas e absolutamente informais. Seja você mesma e vai ficar tudo bem. Fomos e, naquela noite, conhecemos algumas das pessoas mais afetuosas, amáveis, generosas e adoráveis da nossa vida. A certa altura, o assunto enveredou para uma campanha de caridade dirigida por uma das convidadas. Os talões de cheques foram logo aparecendo. Eu mal podia crer na fila que se formara para dar dinheiro àquela mulher.
Sustenta ainda mais sobre os Arquivos da Riqueza: Arquivo nº 9: As pessoas ricas são maiores do que os seus problemas. As pessoas de mentalidade pobre são menores do que os seus problemas. Arquivo nº 10: As pessoas ricas são excelentes recebedoras. As pessoas de mentalidade pobre são péssimas recebedoras. Arquivo nº 11: As pessoas ricas preferem ser remuneradas por seus resultados. Arquivo nº 12: As pessoas de mentalidade pobre preferem ser remuneradas pelo tempo que despendem. As pessoas ricas pensam: "Posso ter as duas coisas." As pessoas de mentalidade pobre pensam: "Posso ter uma coisa ou outra." Arquivo nº 13: As pessoas ricas focalizam o seu patrimônio líquido. As pessoas de mentalidade pobre focalizam o seu rendimento mensal. Arquivo nº 14: As pessoas ricas administram bem o seu dinheiro. As pessoas de mentalidade pobre administram mal o seu dinheiro. Arquivo nº 15: As pessoas ricas põem o seu dinheiro para dar duro para elas. As pessoas de mentalidade pobre dão duro pelo seu dinheiro. Arquivo nº 16: As pessoas ricas agem apesar do medo. As pessoas de mentalidade pobre deixam-se paralisar pelo medo. Arquivo nº 17: As pessoas ricas aprendem e se aprimoram o tempo todo. As pessoas de mentalidade pobre acreditam que já sabem tudo.
Ainda trás ensinamentos interessantes, como por exemplo, métodos de declarações: "Eu sou um ímã que atrai dinheiro. Obrigado, obrigado, obrigado." Sou um excelente recebedor. Estou aberto e propenso a receber grandes quantidades de dinheiro na vida. Eu tenho uma mente milionária! O dinheiro pode ser usado indefinidamente para criar valor para todas as pessoas. Exemplo. Nos seminários, peço a 5 participantes que se dirijam ao palco levando consigo um objeto. Dou uma nota de US$ 5 à pessoa nº 1 e lhe digo para comprar algo da pessoa nº 2 com aquele dinheiro. Suponha que ela adquira uma caneta. Agora a pessoa nº 1 tem uma caneta e a pessoa nº 2, US$ 5. A pessoa nº 2 usa então os mesmos US$ 5 para comprar, digamos, uma prancheta da pessoa nº 3. Depois, com aquela mesma nota, a pessoa nº 3 adquire um laptop da pessoa nº 4. Espero que você tenha captado a imagem e a mensagem. Os mesmos US$ 5 foram usados para levar valor a cada pessoa que o possuiu. Aquela nota passou por cinco indivíduos e criou US$ 5 em valor para cada um deles e um total de USS 25 em valor para o grupo. Portanto, os US$ 5, além de não terem se esgotado, circularam e criaram valor para todos. As lições são claras. Primeiro, o dinheiro não se esgota a mesma nota pode ser usada anos e anos e por milhares de pessoas. Segundo, quanto mais rico é um individuo, mais dinheiro ele pode colocar em circulação, permitindo que outras pessoas tenham mais dinheiro para trocar por mais valor.
Princípios da Riqueza: Princípio 31: É onde a atenção está que a energia flui e o resultado aparece. Princípio 32: Você não terá mais até provar que é capaz de lidar com o que já possui. Princípio 33: O hábito de administrar o dinheiro é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem. Princípio 34: Ou você controla o seu dinheiro ou ele o controlara. Princípio 35: Os ricos consideram cada real que possuem uma "semente" a ser plantada para render outros 100, que podem ser replantados para render outros 1.000 e assim por diante. Princípio 36: A ação é a "ponte" entre o mundo interior e o mundo exterior. Princípio 37: O verdadeiro guerreiro é capaz de "domar a serpente do medo". Princípio 38: Não é necessário tentar se livrar do medo para vencer. Princípio 39: Se você só estiver disposto a realizar o que é fácil, a vida será difícil. Mas, se concordar em fazer o que é difícil, a vida será fácil. Princípio 40: Você só poderá crescer de verdade se estiver fora da sua zona de conforto. Princípio 41: Saber treinar e manejar a própria mente é o maior talento que se pode ter na vida, tanto em termos de felicidade quanto de sucesso. Princípio 42: Ou você está certo ou você é rico, nunca as duas coisas ao mesmo tempo. Princípio 43: "Todo mestre já foi um desastre." Princípio 44: Para ganhar o máximo, você tem que ser o máximo. As pessoas ricas entendem que a sequência do sucesso é SER, FAZER, TER.
Portanto ao final do exemplar nota-se a grandeza da obra que consagra o método único de ensino sobre a ciência da riqueza e a construção de patrimônio, razão pela qual se revela recomendado a leitura desse exemplar, seja pelos exemplos que são abordados no decorrer do livro, seja pelo método de ensina com conselhos práticos do cotidiano, portanto reiteramos nossa recomendação quanto ao estudo desse manual para terem domínio sobre esse tema de grande importância a todos em nosso mundo atual.
#livroossegredosdamentemilionaria #t.harveker #riqueza #dinheiro #cienciadariqueza #mentalidade #ferreiraavelaradvocaciaipora #ferreiraavelaradvocaciaisraelandia #assessoriajuridica #consultoriajuridica #advogadoiporaferreiraavelaradvocacia #advogadoisraelandiaferreiraavelaradvocacia #advogadoisraelandiathayna #advogadoiporathayna
Ferreira Avelar Advocacia (Iporá-GO. Israelândia-GO). Consultoria e Assessoria Jurídica!
Livro – Os Segredos Da Mente Milionária. T. Harv Eker.
Publicação no Instagram:
https://www.instagram.com/ferreiraavelaradvocacia/
Publicação Blog:
Comentários
Postar um comentário