LIVRO – O TOQUE DE MIDAS. ROBERT T. KIYOSAKI E DONALD J. TRUMP.



LIVRO – O TOQUE DE MIDAS. ROBERT T. KIYOSAKI E DONALD J. TRUMP.


            
O livro é composto por uma série de ensinamentos do exímios empreendedores Robert T. Kiyosaki e Donald J. Trump, relatando os detalhes que construíram a carreira de ambos, bem como toda os percalços que tiveram de enfrentar para galgar o sucesso. No ambiente em que ambos estão inseridos, em que há certa exaltação aos meios de adquirir a prosperidade, os personagens principais desse manuscrito se destacam como peças chaves na alavancagem de negócios, por sua competência em gerar empregos e negócios e em consequência  riqueza, nesse exemplar, de Donald e Robert, um dos conceituados empresários de seus tempos, é direcionado para esse nicho, homens de negócios e empreendedores que buscam encontrar como possuir o chamado toque de Midas e aprimorar suas ideias em empreendimento exitosos.

 

O manual é descrito da seguinte maneira com base no sumário da obra: os autores, capítulo 1 (O Polegar: Força de caráter); capítulo 2 (O Dedo Indicador: FOCO); capítulo 3 (O Dedo Médio: A marca); capítulo 4 (O Dedo Anelar: Relacionamentos) e capítulo 5 (O Dedo Mindinho: Pequenas coisas que contam). Ainda na parte inicial na apresentação do livro Mark Burnett, destaca o que segue: “Os empreendedores se caracterizam pelo foco singular e pelo poderoso dinamismo. Percebi esse aspecto no Donald há muito tempo, e Robert também o tem. Posso lhe afirmar que a energia deles é palpável. Eles não param, e os sucessos que alcançaram são notáveis. Espero que você se disponha a ouvir o que eles têm a dizer.”

 

            Na parte inicial Kiyosaki, dá início a sua trajetória com o seu livro que veio a se tronar o best-seller (mais vendido) Pai Rico e Pai Pobre, dessa maneira narra a história em que foi convidado para falar no programa americano da apresentadora Oprah, destaca como se deu as tratativas para a entrevista:

 

O produtor até ligou para o filho do Pai Rico para verificar se a história de seus dois pais era verdade. Eles estão animados e querem você agora.” Kim fez uma pausa antes de continuar: “Não dispense isso. Apenas vire-se. Você terá novas passagens esperando por você no aeroporto de Sydney.” Seis dias depois, cheguei a Chicago. O programa da Oprah foi televisionado de seu próprio estúdio, Harpo Productions. A adorável jovem assistente me acompanhou da sala verde para o estúdio onde os fãs adoradores de Oprah já estavam sentados. (...) Havia vibração no ar. Os fãs de Oprah estavam esperando ansiosamente por ela. Por um momento, esqueci a razão de estar ali. Esqueci que estava prestes a aparecer na televisão com a mulher mais poderosa do show business. O programa acabou uma hora depois. A multidão aplaudiu, e Oprah disse adeus a todos. Uma vez que as câmeras foram desligadas, ela se virou para mim, apontou, sorriu e disse: “Pai rico, acabei de vender um milhão de exemplares de seu livro para você.”

 

Há um ensinamento interessante ainda destacado por Robert. Vigaristas são grandes professores Pai Rico costumava dizer: “Quando você começa o seu negócio, os vigaristas, homens e mulheres, aparecem.” Ele não disse que os vigaristas são ruins. Para ele, os vigaristas fazem um favor a você, ensinando-lhe lições que você precisa aprender. É por isso que ele costumava dizer: “Vigaristas são grandes professores.” E acrescentou: “Só não se torne um deles.”

 

Na sequência Trump ensina no título “não fosse pela má sorte...”, detalhando sobre o empreendimento dele relativo a projeto de construção de um Campo de Golfe em Aberdeen na Escócia (Trump International Golf Links da Escócia) “Erros são cometidos; coisas mudam. Esta é uma consideração importante para aqueles que querem ser empreendedores ou querem fazer sua empresa se transformar em algo maior e melhor, de maior impacto: cada minuto conta. Eis minha regra de ouro: se você pode contar nos dedos o tempo que despendeu para um projeto, você não dedicou tempo suficiente a ele. Você tem de trabalhar em um projeto até o ponto da exaustão. Terá de engolir crítica e negativismo e ouvir “não” repetidamente. Vai piorar antes que melhore”.

 

Donald Trump, ainda apresenta os seguintes ensinos: algumas perguntas pessoais. Se você está se perguntando se possui ou não a força de caráter para se tornar um empreendedor, ainda mais um empreendedor com Toque de Midas, terá de se autoanalisar e buscar o histórico da sua caminhada pessoal. Aqui estão algumas perguntas para começar: “Como você lida com a perda? Como você lida com o medo? Você está disposto a trabalhar durante anos, sem um salário, em um projeto que pode nunca sair do papel? Você já foi traído? Como você lidou com a traição? Você é confiável sob pressão? Ou você apunhala as pessoas pelas costas quando a situação fica ruim? Como você se sente quando alguém comete erros pelos quais você tem de pagar? Você consegue demitir um amigo ou parente? Você é generoso ou ganancioso por natureza? Como você se sente quando está sem dinheiro? Quando está sem dinheiro, você: − Liga para a mamãe? − Liga para o papai? − Pede ajuda ao governo? − Procura um emprego? − Volta para a escola? − Culpa alguém por seus problemas financeiros? Se você não sabe as respostas ou sente que não pode ser objetivo sobre si mesmo, por favor, pergunte a um amigo que seja franco com você. Veja, para ser um empreendedor bem-sucedido, você deve ser capaz de lidar com feedback. Se você não consegue lidar com um feedback franco e direto, é melhor que mantenha seu emprego diurno”.

 

Assevera Donald, ainda sobre algo interessante: A inteligência intrapessoal é também chamada de inteligência de sucesso (ou inteligência de êxito), uma vez que é necessária para o sucesso, juntamente com todas as outras. Por exemplo, uma pessoa pode ser um gênio verbo-linguístico, mas sem inteligência intrapessoal ou emocional, pode nunca estudar e falhará da mesma forma que os alunos fracos em habilidades verbo-linguísticas. Atletas dotados de inteligência cinestésica podem nunca alcançar status profissional se falharem no controle do diálogo interno.

 

No capítulo desenvolvido por Robert Kiyosaki, intitulado como “Foco na batalha, nos negócios, na vida” no início vêm parafraseando Alexander Graham Bell: “Os raios de sol não queimam até que sejam colocados em foco.” Robert, narrada sua trajetória no serviço militar, menciona que trechos de sua experiencias:

 

“Em junho de 1971, fui para a linha de voo onde minha aeronave me esperava. Desta vez, havia algo muito diferente a respeito daquele helicóptero. Não era o mesmo com o qual eu vinha treinando durante os últimos dois anos. Naquele dia, meu helicóptero estava equipado com foguetes; quatro montados na lateral, metralhadoras com acionamento do piloto e duas metralhadoras para os artilheiros de porta. Minha verdadeira razão para o treinamento como piloto estava se tornando bastante real. Minha aeronave tinha mudado, e isso significava que eu tinha de mudar também. Quando soube que o Vietnã era a próxima parada, me tornei um aluno de verdade pela primeira vez na vida. Quis aprender porque tinha de aprender. Não era só a minha vida em jogo, mas também da equipe. Sinto a mesma coisa hoje, como empreendedor. Eu era um aluno “C” na escola, estudando raramente e sempre me esquivando das responsabilidades, mas no mundo dos negócios, não posso me dar ao luxo de ser um aluno “C”. As lições que aprendi em combate, uso ainda hoje como empreendedor. Não que eu seja destemido. Tenho muito medo, tanto medo quanto qualquer outra pessoa. A coragem não é ausência de medo.”

 

O poder do foco. Por Donald Trump, destaca que a despeito de Robert que faz referências ao combate e treinamento militar. Ele frequentou a escola militar e teve alguns insights sobre o que seria necessário para ser um aviador do Corpo dos Fuzileiros Navais. Mas a questão está no objetivo, tenha você cumprido ou não o serviço militar. O foco é de suma importância para a sobrevivência e para o sucesso. Segue dando ênfase e destaque a Trump Tower, sendo esse um dos locais turísticos mais visitados de Nova York e um grande exemplo do poder do foco. Nós o inauguramos em 1983 e, para chegar a esse momento, foi uma história e tanto. Como em tudo que faço, eu estava tão decidido a fazer tudo direito que visitei pessoalmente a pedreira na Itália para encontrar as placas certas de Breccia Pernice, um mármore muito bonito e raro, mas muito irregular.

 

A história do mármore ocorreu muito mais tarde, quando a Trump Tower já estava em construção. Colocar o edifício nesse estágio foi outra história. Levei cerca de três anos para obter uma resposta do homem que controlava o terreno que eu queria comprar. Não escrevi apenas uma carta ou fiz uma chamada telefônica ao longo dos anos, mas dúzias delas. Mais tarde, minha tenacidade valeria o preço, mas foram três longos anos. Robert menciona a aquisição da confiança necessária para os empreendedores. A minha não foi instantânea, apenas não desisti e dá vários detalhes sobre a experiencias negociais até a concretização da construção do empreendimento, bem como sobre o zoneamento, terreno adjacente da loja vizinha da Tiffany e demais detalhes com todos os requisitos para um aprendizado sobre tais similaridades para aqueles que se interessam em realizar tais empreendimentos assemelhados.

 

Assevera sobre o seguinte, como isso se aplica aos empreendedores, pois o que estamos dizendo por meio de nossas próprias experiências é que os empreendedores com Toque de Midas são generalistas que encontram e contratam os melhores especialistas possível para fazer o trabalho. Como generalistas, eles ajudam a tornar os negócios e os especialistas bem-sucedidos. A especialização não é sua amiga. Você talvez já seja superespecializado. Se for esse o caso, busque experiência nos mais diversos aspectos dos negócios e da vida. Você não tem de saber tudo sobre eles. Basta estar exposto a eles. Supere a tendência natural de permanecer na zona de conforto. Não fique enterrado nos detalhes. O empreendedorismo prefere os generalistas. Contrate especialistas para realizar as tarefas. Seu trabalho é liderá-los. Trabalhe para aprender, não para receber.

 

No capítulo o Dedo Médio - A Marca, parafraseia que, uma marca para uma empresa é como a reputação de uma pessoa. Você ganha reputação ao tentar fazer bem coisas difíceis. Jeff Bezos. Robert Kiyosaki, relata o porquê deixou de atuar na indústria do Rock and Roll. O que há num nome? Donald Trump, ensina que, o sucesso, muito provavelmente, não acontecerá de outra forma. Ele também foi eficiente e me deu sua fórmula de quatro etapas para o sucesso: 1. Entre; 2. Faça; 3. Faça direito e 4. E caia fora. Era exatamente assim que ele trabalhava. Mantive sua forma abrangente de abordar os negócios. Trabalhar com ele naqueles anos e vê-lo em ação foram um grande aprendizado, sem paralelo, na verdade. Isso prova que ter um exemplo é uma ótima maneira de aprender, e é uma razão para eu tentar dar o exemplo em minha organização. As pessoas aprendem observando e escutando.

 

Ainda destaca que as principais características das grandes marcas são: Verdadeiras; Significativas e Diferentes. Ser verdadeiro é praticar o que você prega: viver suas palavras, seu discurso e sua caminhada. O Rolex falso diz que, se você finge no exterior, provavelmente está fingindo no interior. Quem acha que as pessoas não captam a falsidade está enganando a si mesmo. Mesmo que seus clientes não captem isso de imediato, em algum momento acontecerá. Como diz aquele velho ditado: “Você pode enganar algumas pessoas por algum tempo, mas não pode enganar todas as pessoas o tempo todo.”

 

O Dedo Anelar – Relacionamentos. Ao final, todas as operações de negócios se reduzem a três palavras: pessoas, produtos e lucros. A menos que você tenha uma boa equipe, não poderá fazer muito com as outras duas. Lee Iacocca. Lições de relacionamentos. Vamos a algumas lições sobre parceiros, pessoas e relacionamentos, duramente aprendidas ao longo de uma estrada longa e acidentada: 1. Você não pode fazer um bom negócio com um parceiro ruim; 2. Você faz bons negócios quando é um bom parceiro; 3. De maus negócios surgem bons parceiros; 4. Boas pessoas podem ser maus parceiros e 5. Pessoas boas inexperientes não são convidadas para os melhores negócios. Parceiro ruim, parceiro bom, parceiros são cruciais. Para Robert, um bom parceiro é, acima de tudo, confiável. Claro, eles possuem todas as habilidades e talentos necessários para serem seus parceiros, mas a honra, para um fuzileiro naval como Robert, está no topo da lista. Ele só pede das outras pessoas que retribuam o que ele mesmo lhes dá. E é assim que se encontra um bom parceiro. Procuro pessoas que tenham os mesmos valores que eu. Caso contrário, não vai funcionar.

 

Nem todo mundo é talhado para ser um parceiro e nem todos precisam de um. Mas parceiros que tenham habilidades diferentes das suas podem ser muito valiosos. Parceiros nem sempre concordam. Mas, se os desentendimentos não trazem uma ideia melhor, a parceria pode ser ruim. Há muitos tipos de pessoas com quem você terá de trabalhar. Trate-as segundo as necessidades delas, não as suas. Você precisará de investidores para crescer. Parte do desenvolvimento de relacionamentos sólidos é respeitar o tempo e a atenção deles e ir direto ao ponto. Impostos são importantes enquanto você se move de E para A e, em seguida, para D e I. Não ignore esse aspecto crucial da gestão empresarial. Desenvolva relacionamentos com os melhores consultores fiscais que puder encontrar. Ao final, quanto mais você cresce por meio das pessoas que o cercam, mais cresce sua empresa. Seja exigente. Associe-se a pessoas que compartilham seus valores, atitude e motivação. Faça planos para o fim da parceria antes de começar elaborando um contrato de compra e venda. Você pode descobrir que é incompatível antes mesmo de assiná-lo, o que pode ser bom.

 

O Dedo Mindinho. Pequenas Coisas Que Contam. Destaca Robert Kiyosaki, que Thomas Edison, disse certa vez que: se fizéssemos tudo do que somos capazes, literalmente nos surpreenderíamos. Em primeiro lugar, há uma grande diferença entre pequenas coisas que contam e pensamento pequeno. É um grande motivo para que alguns empreendedores nunca desenvolvam seu Toque de Midas. Muitos pensam pequeno e deixam de focalizar as pequenas coisas que contam.

 

Busque descobrir a pequena coisa em sua empresa que pode ser uma grande coisa para seus clientes. Descubra seus dons. Selecione sua tática e escolha estratégias para que a tática aconteça. Mantenha tudo simples e executável. Reconheça que seu trabalho é se concentrar na missão e dar vida ao Triângulo D-I. O Toque de Midas requer disciplina. Você pode ser rebelde, mas entenda que isso exigirá novos níveis de responsabilidade pessoal, financeira e empresarial. Seja generoso com sua energia e sucesso. Compartilhe sua aventura com outros e recompense-os bem. O Toque de Midas não é um esporte individual. É um esforço de equipe. Não há pequenas coisas, tudo é importante, então contrate com sabedoria e inspire sua equipe com sua visão. Eles serão os únicos que a realizarão e representarão. Pense grande, defina uma visão ambiciosa e corra atrás. Você vai se surpreender com o que pode realizar quando agir. Se vale a pena fazer, vale a pena se esforçar. Você encontrará muitas pessoas e muitos obstáculos no caminho. Trabalhe e lute para superá-los. Não demore. Todos os dias que você trabalha em seu negócio sem uma visão, sem um plano e sem provar que funciona, é mais um dia de atraso para o sucesso.

 

Descubra seu verdadeiro eu e envolva-se com pessoas que complementem seus dons e modos de operação. Comprometa-se a ser um aluno permanente. Ao longo da vida, estude sempre as empresas de sucesso e as pessoas, para compreender as pequenas coisas que contam em seus negócios. Projete seu negócio desde o início para que seja alavancável, expansível, previsível e financiável. Perceba que o dom mais importante do empreendedor para o mundo é criar emprego, segurança e bem-estar para os outros e reconheça que o mundo precisa de mais empreendedores. Todo mundo está contando com você.

 

Portanto o exemplar trará inúmeras histórias da vida pessoal e profissional, bem como dará destaque ao empreendedorismo e como ele criou toda a sinergia que ambos os autores Robert T. Kiyosaki e Donald J. Trump mantiveram para alavancarem suas carreiras. Revelam, ainda, o que os mantêm progredindo e por que estão sempre em busca de desafios cada vez maiores, eles afirmam que aqueles que possuem talento para se tornarem empresários precisam desenvolver suas habilidades, e devem se concentrar especialmente em cinco pontos: força de caráter, foco, marca, relacionamentos e pequenas coisas que contam, assim a leitura e estudo do manuscrito é plenamente recomendável.

 

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Ferreira Avelar Advocacia (Iporá-GO. Israelândia-GO). Consultoria e Assessoria Jurídica!

 

Livro – O Toque de Midas. Robert T. Kiyosaki e Donald J. Trump.


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