LIVRO – O PODER LATENTE DA ALMA – WATCHMAN NEE.
LIVRO – O PODER LATENTE DA ALMA – WATCHMAN NEE.
O exemplar se revela uma obra que dá grande destaque ao mundo e a batalha espiritual do fim dos tempos. Esse manual, trata-se de um instrumento primordial a quaisquer pessoas, em especial aqueles que procuram uma vida entregue aos ensinamentos de Deus. É destacado alguns pontos no decorrer do livro, sendo indicado no sumario de livro os seguintes temas: capítulo 1 - o poder latente da alma, a trilogia do espírito, alma e corpo, a autoridade e a destreza física de Adão, o poder intelectual e a memória de Adão, o poder administrativo de Adão, o poder dado por Deus a Adão, a queda do homem, uma consideração do ponto de vista religioso, uma consideração do ponto de vista científico, a regra comum, A Atitude do Cristão.
Já no capítulo 2 - o cristão e a força psíquica, quatro fatos, a diferença entre as operações de Deus e as de Satanás, os dois lados do poder da alma, o que Satanás está fazendo na igreja hoje, oração, poder para o serviço, paz e alegria, milagres, batismo no espírito e conhecer a força psíquica. Enquanto no capítulo 3 - força do espírito versus força psíquica, profecias na bíblia, uma observação pessoal, exemplo 1: evangelismo pessoal, exemplo 2: reunião de avivamento, exemplo 3: cânticos, exemplo 4: exposição da bíblia, exemplo 5: alegria, exemplo 6: visões e sonhos, examine a fonte, diferenças nos resultados, o perigo de trabalhar no poder da alma, o espírito dá vida, a alma deve ser tratada e o exemplo do senhor.
Denota mais o seguinte, capítulo 4 - Como Provar os Espíritos, atitude em relação a deus, atitude em relação a jesus cristo, atitude em relação às sagradas escrituras, efeito na vida do ego, atitude em relação aos demais cristãos, atitude para com o mundo e a relação com ele e atitude em relação ao pecado, por fim no capítulo 5 - testes para o sobrenatural, ser sincero é suficiente?, exemplos de engano, o dom de discernir os espíritos, os três testes, a segurança do teste, demônios falam em línguas, espíritos familiares, a experiência do autor, jesus é Senhor ou anátema?, o teste é para o espírito, não para o profeta, o pecado imperdoável e carta de Margareth Barber.
É destacado no exemplar que o amadurecimento da Igreja tem um lugar especial no coração do Senhor Jesus e em Sua Palavra. Ele mesmo declarou ter vindo para nos trazer vida e vida em abundância (Jo 10.10), e a Bíblia registra que “Cristo amou a (Sua) igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem macula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Ef 5.25-27). O autor da Epístola aos hebreus escreveu sobre dois tipos de alimentos dos filhos de Deus: o leite e o alimento solido (5.12). O leite é para os bebês em Cristo (v. 13); o alimento sólido é para os maduros (v. 14). O tipo de alimento que recebemos demonstra nosso estágio espiritual e esse determina nosso caráter e conduta.
Paulo usou uma figura muito forte quando escreveu aos gálatas dizendo: “meus filhinhos (bebezinhos), por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós” (4.19 – Gálatas). Destaca que as dores de Paulo eram dores de Cristo em favor da Sua Igreja. Em outro lugar ele escreveu: “agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu Corpo, que é a igreja” (Colossenses 1.24).
No livro há uma explicação sobre a guerra espiritual e o poder inato da alma do homem, bem como as estratégias do adversário que é levar os homens a liberar o poder latente da alma. Esse é um dos seus mais fortes e eficazes instrumentos para falsificar a obra de Deus, enganar os homens, iludir os cristãos e preparar o mundo para o recebimento do anticristo, sendo a mensagem dada no livro pelo autor uma poderosa advertência profética sobre os sutis perigos com respeito ao especial relacionamento, nos últimos dias, entre a alma do homem e Satanás.
O poder latente da alma “e sobre ela choram e lamentam os mercadores da terra; porque ninguém mais compra as suas mercadorias: mercadorias de ouro, e de prata (...) e mercadorias de cavalos, e carros, e corpos e almas de homens” (Apocalipse 18:11-13). Na passagem a lista começa com ouro e prata, cavalos e carros e todos os artigos naturais comercializados. Escravos sempre puderam ser comercializados ou trocados, porém isto é um comércio com corpos humanos. Mas, além disse, existe um mercado de almas de homens como mercadorias.
Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. 1 Coríntios 15:45-46. E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gênesis 2:7.
Dispõe o autor que, no decorrer dos anos, sentiu fortemente a necessidade de dar uma mensagem como a que será dada agora. Ela é tão complexa quanto profunda. Não será fácil ao orador falar nem para os ouvintes entenderem. Por essa razão, na inseri esta mensagem na terceira parte de O Homem Espiritual. Diz respeito a batalha espiritual e sua relação com o fim desta era. Por causa dos que não leram O Homem Espiritual, tocarei brevemente na trilogia do espírito, alma e corpo.
A trilogia do Espírito, Alma e Corpo, “formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra” (Gn 2.7). Isso se refere ao corpo do homem “... e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida...” Isso descreve como Deus deu espírito ao homem; era o espírito de Adão. Assim, o corpo do homem foi formado do pó da terra e o espírito lhe foi dado por Deus. “... e o homem passou a ser alma vivente.” O espírito, alma e o corpo são três separados. “E vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros” (1 Ts 5.23). o espírito é dado por Deus, a alma é uma alma vivente e o corpo é formado por Deus.
A alma é nossa personalidade, anjos é espírito e dos animais é a carne. Nós, humanos, temos ambos: espírito e corpo. Mas nossa característica não é nem o espírito nem o corpo, mas a alma. Temos uma alma vivente. Por isso a Bíblia chama o homem de alma. Exemplo: quando Jacó desceu do Egito com sua família, as Escrituras dizem que “todas as almas da casa de Jacó, que vieram ao Egito, foram setenta” (Gn 46.27). Aqueles que receberam a palavra de Pedro no Pentecostes foram batizados “, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas” (At 2.41). De modo que a alma representa nossa personalidade.
A autoridade e a destreza física de Adão. “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” (Gn 1.27-28). “Tenham domínio sobre a Terra”, disse Deus. Deus pediria, então, que Adão fizesse algo que ele fosse incapaz de fazer? Portanto podemos concluir que, se Adão era capaz de governar a Terra, suas habilidades certamente eram superiores às nossas hoje. Ele tinha poder, habilidades e perícia. Ele havia recebido todas essas habilidades do Criador. Podemos supor que o poder de Adão seria um milhão de vezes acima do nosso.
Governar não é apenas sentar-se sem fazer nada. Governar exige chefia e trabalho. Vendo isso, devemos reconhecer o poder superior que Adão de fato possuía. Esse poder excede em muita nossa situação atual. Mas pensa que isso é novo? Na verdade, esse é o ensinamento da Bíblia. Antes da sua queda, Adão tinha tal força que nunca se sentia cansado depois de trabalhar. Só depois da queda foi que Deus lhe disse: “No suor do rosto comerás o teu pão” (Gn 3.19).
O poder intelectual e a memória de Adão “Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso seria o nome deles” (Gn 2:19). O poder administrativo de Adão “O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo” (Gn 2:15).
O poder dado por Deus a Adão “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1:26). As palavras imagem e semelhança podem parecer iguais no seu significado e, por isso, repetidas. Mas no hebraico a palavra imagem não indica semelhança física, antes denota semelhança moral ou espiritual. Alguém expressou assim: “transformado na semelhança”; isto é, “ser conformado com a semelhança”. O propósito de Deus ao criar o homem é que este seja transformado de acordo com Sua imagem. Deus queria que Adão fosse como Ele. O diabo disse: “Sereis como Deus”. Mas a intenção original de Deus era que Adão fosse transformado para se tornar como Ele.
A queda do homem. Adão é uma alma. Em sua alma, seu espírito e corpo estão unidos. Aquele poder extraordinário que mencionamos está presente na alma de Adão. A alma vivente, que é o resultado da união do espírito e do corpo, possui um poder sobrenatural inimaginável. Entretanto, na queda, o poder que diferenciava Adão de nós foi perdido. Todavia, isso não significa que não haja mais tal poder; apenas indica que ainda esteja, esse está congelada ou imobilizada. Como em Genesis 6, após a queda o homem se tornou carne. A carne engloba o ser total e o subjuga. Quando Adão caiu, no jardim do Éden, seu poder foi imobilizado, ficou enterrado dentro dele. Geração sucedeu geração e a habilidade inicial de Adão tornou-se uma força latente em seus descendentes. A obra do diabo hoje em dia é despertar a alma do homem e liberar esse poder latente que está em seu interior como uma falsificação do poder espiritual.
Uma consideração do ponto de vista religiosos, todavia, isso não acontece apenas no cristianismo. Os babilônios, os árabes, os budistas, os taoístas e os hindus tentam, por seus respectivos modos, liberar o poder que Adão legou á nossa alma. Em qualquer religião, sejam quais forem os meios ou modos de instrução, há um princípio comum por trás de todas as aparentes diferenças. Esse princípio comum visa a subjugar a carne exterior com a finalidade de libertar o poder da alma de todo tipo de escravidão, para a mais livre expressão.
Seja na China ou outros países, toda a prática de respiração, exercício ascético, hipnotismo, predições, reações e comunicações são apenas a liberação e a manifestação do poder interior, hipnotismo na China, há adivinhos com proezas conhecidas, tiveram muito tempo e energia no aperfeiçoamento de sua arte, e suas predições são exatas. Os budistas e taoístas também têm suas proezas. Explicações, essas pessoas, por direção do espírito maligno descobrem métodos ascéticos (aperfeiçoamento espiritual) para executar proezas extraordinárias.
Pessoas comuns não sabem que há esse poder nelas. Outras com conhecimento científico, sabem que esse poder está oculto nelas, embora não possam dizer como ele é. Nós, que temos sido ensinados por Deus (Jo 6.45), sabemos que esta capacidade é o poder latente da alma do homem, o qual agora confinado pela carne por causa da queda de Adão, pela vontade de Deus esse poder caído não deveria mais ser usado. Mas é o desejo de Satanás desenvolver essa capacidade latente a fim. De fazer o homem sentir que é tão rico quanto Deus, de acordo com o que ele, Satanás, havia prometido. Assim o homem adorará a si mesmo, embora indiretamente seja uma adoração a Satanás.
Por isso, Satanás está por trás de todas essas pesquisas parapsíquicas. Ele está fazendo o melhor que pode para usar a energia latente da alma para alcançar seu alvo. Por essa razão, todos os que desenvolvem seu poder da alma não podem evitar a comunicação com o espírito maligno e de serem usados por ele.
G.H. Pember em As Eras Mais Primitivas da Terra, menciona sobre outro ângulo: parecem existir dois métodos através dos quais os homens podem alcançar conhecimento e poder proibidos e obter acesso a uma relação proibida. Aquele que seguir o primeiro (...) deve colocar o corpo sob o controle da sua própria alma, a fim de poder projetá-la (...) O desenvolvimento dessas faculdades é, sem dúvida, possível comente a poucos, e até mesmo no caso deles, só pode ser alcançada por meio de um longo e severo curso de treinamento, cujo propósito é quebrar o corpo, levando-o a uma completa sujeição, e produzir uma perfeita apatia em relação a todos os prazeres, dores e emoções dessa vida, a fim de que nenhum elemento perturbador perturbe a tranquilidade da mente do aspirante e impeça o progresso dele (...) O segundo método é por meio de uma submissão passiva ao controle de inteligência exteriores.
O que todas essas coisas fazem nada mais é do que levar a vontade do homem a um lugar de tranquilidade, com sua carne totalmente subjugada, tronado assim possível a liberação do poder latente da alma. O porquê que tal coisa não se manifesta em todos é porque nem todas as pessoas podem romper a barreira da carne e levar todas as expressões físicas comuns à perfeita tranquilidade.
A atitude do Cristão, esses fenômenos miraculosos na religião e na ciência são apenas a manifestação do poder latente do homem, o qual, por sua vez, é usado pelo espírito maligno. Todos eles seguem uma regra comum: romper o cativeiro da carne e liberar o poder da alma. A diferença entre nós, cristãos, e eles encontra-se no fato de que todos os nossos milagres são realizados por Deus através do Espírito Santo. Satanás usa a força da alma do homem para manifestar sua força. O poder da alma do homem é o instrumento de operação de Satanás, por meio do qual realiza seus fins malignos.
O Cristão e a Força Psíquica, já vimos como Adão foi agraciado com habilidades extraordinárias e surpreendentes quando criado por Deus, mas tais poderes caíram com Adão. Alguns pensam que os poderes se perderam. Porém as evidências da parapsicologia indicam que ele não perdeu seu poder original, mas este ficou apenas escondido na sua alma. Durante os últimos seis ou cinco mil anos houve muitos entre os descrentes que foram capazes de demonstrar essa fora da alma. Nos últimos cem anos mais e mais pessoas foram capazes de manifestar esse poder latente da alma, a habilidade original de Adão, está apenas escondida em sua carne e não perdido.
Havia em Adão um poder quase ilimitado, uma capacidade quase miraculosa. Nós a chamamos de poder da alma. As pesquisas modernas provaram a existência de tal habilidade dentro do homem. Desde a descoberta de Mesmer em 1778, todos os tipos de poder latente têm sido exibidos e manifestos, psíquica ou religiosamente. Satanás deseja controlar o poder latente da alma do homem. Ele está bem ciente de que existe tal poder na alma do homem, o qual é capaz de fazer muitas coisas. Por isso, seu desejo é colocar esse poder sob seu controle e não sob o controle de Deus.
Hoje Satanás deseja liberar e manifestar o poder latente da alma. Tão logo o homem caiu, Deus aprisionou seus poderes psíquicos em sua carne. Seus muitos poderes ficaram confinados e ocultos na carne como uma força latente – presentes, mas inativos. Satanás faz uso desses poderes latentes com as seguintes vantagens: Afirmando ao homem de que “vós sereis como Deus”, deixando de adorar a Deus, mas adoraram a si mesmo, por conta de suas habilidade; Ele confundirá os milagres de Deus, fazendo o povo pensar que os milagres das Escrituras são apenas psicológicos em sua origem, rebaixando, desse modo, seu valor, quer que os homens pensem que podem fazer o que Cristo fez; Ele confundirá a obra do Espirito Santo, que trabalha no homem por meio do espírito humano, mas agora Satanás forja na alma dos homens muitos fenômenos semelhantes às operações do Espírito Santo e Ele usará o homem como seu instrumento em sua oposição final contra o plano de Deus neste última era.
Em resumo, todos esses poderes miraculosos já estão em Adão; o objetivo de Satanás é controlar esses poderes; no tempo do fim Satanás está, e continuará a estar envolvido principalmente em manifestar esses poderes; e essa é a sua tentativa de concluir sua tarefa antes fracassada.
A diferença entre as operações de Deus e as de Satanás, como devemos nos guardar contra o engano? Precisamos discernir o que é a operação de Deus e o que é a operação do inimigo. Todas as obras do Espírito Santo são realizadas através do espírito do homem, mas as obras do inimigo são feitas através da alma do homem. O Espírito Santo move o espírito humano, enquanto o inimigo move a lama do homem.
Força do Espírito versus Força Psíquica. Profecias da Bíblia, com base nos sinais do fim desta era e anteriores à iminente volta do Senhor. “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos” (Mt 24.24). Em 2 tessalonicenses 2.9, dispõe sobre “prodígios de mentira”: os prodígios são realmente realizados, mas com o objetivo de enganar as pessoas. Esses fenômenos não são imaginários, mas reais, só que o objetivo deles é enganar. Antes da vinda do senhor, o anticristo estará particularmente interessado em realizar sinais e prodígios. Sabemos que antes de uma pessoa chegar, sua sombra é vista primeiro e sua voz ouvida antes dele.
Há vários milagres registrados na Bíblia e que quem crê na palavra, deve crescer em vários aspectos: 1 – depois que é salvo, deve buscar o conhecimento adequado da Bíblia; 2 – deve desejar ter progresso na vida espiritual, no que diz respeito, por exemplo. À vitória, à santidade, ao amor perfeito e assim por diante; 3 – devemos ser ardentes no ganhar almas e 4 – devemos confiar em Deus com singeleza de fé para que possamos vê-lo operando milagres.
Nós, que somos apenas uma partícula de pó, somos, na verdade, nada. Devemos pôr de lado a força psíquica e recusar qualquer coisa que venha do poder da alma antes que possamos trabalhar com fora espiritual e produzir muito fruto. Que deus nos abençoe.
Portanto a leitura do exemplar é recomendada, verá na obra o que devemos fazer com a alma e o corpo vivificado que é dado a todos sores humanos saber sobre o verdadeiro poder latente da alma que vêm de Deus, adormecido desde a queda do primeiro Adão e não sabendo disso Satanás pode usar dessa desinformação para enganar e destruir o homem, portanto com o manuscrito verá o que fazer e como se portar em determinadas batalhas espirituais dos últimos dias, assim recomendamos o mesmo.
#livroopoderlatentedaalmawatchmannee #opoderlatentedaalma #watchmannee #espiritoalmaecorpo #forcapsiquica #sobrenatural #biblia #avivamento #ferreiraavelaradvocaciaipora #ferreiraavelaradvocaciaisraelandia #assessoriajuridica #consultoriajuridica #advogadoiporaferreiraavelaradvocacia #advogadoisraelandiaferreiraavelaradvocacia #advogadoisraelandiathayna #advogadoiporathayna
Ferreira Avelar Advocacia (Iporá-GO. Israelândia-GO). Consultoria e Assessoria Jurídica!
Créditos das Imagens e algumas informações do texto.
Livro – O Poder Latente da Alma – Watchman Nee.
Publicação no Instagram:
https://www.instagram.com/ferreiraavelaradvocacia/
Publicação Blog:
Comentários
Postar um comentário