LIVRO – A TRÍADE DO TEMPO – CHRISTIAN BARBOSA.
LIVRO – A TRÍADE DO TEMPO – CHRISTIAN BARBOSA.
O exemplar se refere a métodos e recomendações para melhorar a produtividade e a gestão no tempo, dicas essas que podem ser utilizadas tanto na vida cotidiana pessoal quanto em sua carreira profissional, razão pela qual o autor apresenta essas métricas que ele utiliza em sua carreira profissional como empresário e investidor advindo da área da programação, sendo formado em ciências da computação, para que se assim aplicar tais recomendações haverá portanto uma melhoria na execução de tarefas, auto-performace e produtividade aumentada eliminando a procrastinação e realmente criando uma gestão de suas atividades.
O manuscrito se apresenta com as seguintes divisões por capítulos com os referidos tópicos, um upgrade na gestão do tempo, o poder da escolha; mudar e ter resultados depende apenas de você; está na hora de modernizar a administração do tempo; a tríade do tempo – o tempo é uma trindade; afinal de contas, como administrar o tempo? A metodologia da tríade; identidade: quem sou eu de verdade? Metas: um rumo para sua vida; planejamento: preparando o caminho; organização e automatização: vamos economizar tempo? Execução: agora é a hora de agir.
O que você vai encontrar neste livro são pesquisas nossas e de terceiros; estudos que quando escrevo este livro são funcionais. O mundo nunca teve tantos dados disponíveis para cientistas da computação e analistas de dados ajudarem o mundo a ser um lugar melhor- eu amo isso. Quero tornar o mundo mais produtivo, mais equilibrado. E vou pesquisando, acertando e errando, afinal assim é a ciência. No universo da pesquisa, 33% (aproximadamente 1 em cada 3) declararam ter a saúde afetada pelo estresse. Estima-se que a cada ano, conforme esse cálculo, 41 milhões de trabalhadores são atingidos pelo estresse relacionado ao trabalho. Não é difícil imaginar que isso resulta em milhões e milhões de dias de trabalho perdidos.
Algumas questões surgem a partir deste dado: será que não existe uma alternativa para essa realidade? Será que é possível ter uma vida mais equilibrada, voltada para a realização dos seus maiores sonhos? Uma vida que inclua tempo para seus relacionamentos e que contenha mais atividades importantes do que providencias urgentes a tomar?
O poder da escolha. Mudar e ter resultados depende apenas de você. Como profissional da tecnologia, acredito que um dia o homem será capaz de inventar uma maqui do tempo. Afinal de contas, Albert Einstein já demonstrou que essa ideia pode parecer ousada, mas não é absurda. Mesmo que isso seja verdade, é bom parar para pensar. Oque lhe assegura que uma mudança em seu passado seria a garantia de um futuro melhor? O que garante que as alterações no roteiro de sua vida significariam mudanças positivas ou negativas? Essa resposta ninguém sabe.
Mude seu paradigma para não passar a vida inteira carregando a sensação de que chegou tarde à festa e que as outras pessoas ficaram com a melhor parte do bolo. Você não vive o tempo, você vive a vida! O autor ainda narra sobre a vez em que foi fazer o exame da Microsoft, onde a maior empresa software do mundo estava divulgando seu novo programa de certificação de profissionais no Brasil, sendo que ele obteve êxito, isso aos 14 anos, em uma prova que era muito difícil. Se tornando o mais jovem profissional certificado pela Microsoft em todo o mundo.
O autor segue explicando sobre o conhecimento e cita a previsão e análise do futuro feita pelo cientista Alvin Toffler. Nos anos de 1960 ele já previa o surgimento das megacorporações mundiais e mais uma série de coisas que são corriqueiras hoje em dia. No seu livro, A Terceira Onda, Toffler uma teoria que é discutida até os dias atuais, dividindo a evolução da humanidade em três grandes ondas: a agrícola, a industrial e a da informação ou pós-industrial. Diz que a onda agrícola durou cerca de 6.000 anos, já a onda industrial começa por volta de 1.700 a vai até 1.950, a onda da informação ou pós-industrial, pode se dizer que se inicia a partir da década de 70. O capital humano surge como elemento principal – é a Era do Conhecimento.
Em o tempo parou para a administração de tempo, temos algumas explicações como: visão parcial da complexidade do ser humano; falta de práticas para administrar conhecimento; visão apenas de tempo individual; uso de tecnologia como acessório e falta de modelos distribuídos. O segredo da boa administração da vida é centralizar tudo que tem para ser feito em uma única ferramenta, mas hoje o mundo é distribuído, você está em muitos lugares e nem sempre tem sua agenda por perto. Um modelo distribuído considera que existe uma série de dispositivos tecnológicos que podem ser utilizados para distribuição e para consulta de informações.
A tríade do tempo. A vida é curta, por isso não faça dela um rascunho, pois pode não dar tempo de passá-la a limpo. Einstein costumava dizer que o tempo corre a uma velocidade de 60 minutos por hora. Nessa corrida, você tem que colocar seu carro na pista certa, naquela que irá levá-lo aos seus maiores objetivos e sonhos. Caso contrário, correra quilômetros na estrada da vida e quando chegar ao final, descobrirá tarde demais que pegou a pista errada e continuará reclamando que o tempo voa, pois não viveu seu tempo com coisas importantes para você.
O tempo é uma tríade, na doutrina cristão, Trindade é o dogma que representa a união de três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que juntos representam o Deus único. Podemos também identificar uma trindade no tempo, pois ele é geralmente referenciado em três dimensões: horas, minutos e segundos, manhã, tarde e noite; décadas, séculos e milênios. O átomo, que é o elemento-chave da vida, é composto por três elementos. O número que dá a maior precisão de cálculo de datas em um banco de dados é o número três. Freud propôs a divisão da psique em três partes (ego, superego e id). Se tiver a curiosidade vá a alguma enciclopédia ou na Wikipédia e veja as diversas curiosidades matemáticas, astrológicas, filosóficas, religiosas, geográficas e políticas sobre o número três.
Explica sobre a tríade do super-homem. Tem a esfera de urgência com a maior percentagem. A segunda maior é a esfera das circunstâncias. Chamo essa composição de Super-Homem, pois quem tem esse tipo de Tríade tem a tendência de viver salvando a humanidade. Vive resolvendo crises, problemas urgentes que aparecem no dia a dia. Gosta de ajudar os outros em tudo. Apagar incêndios já é tão comum que ele acredita que isso seja o normal.
A Tríade ideal, descrita em horas, se você tiver uma jornada de trabalho semanal de 40 horas, significa que 28 horas estarão dedicadas a tarefas importantes para você, seu trabalho e seus relacionamentos. Você ainda tem 8 horas para atender às urgências que podem chegar durante a semana e 4 horas para gastar com as circunstanciais. Esse é um grande padrão de produtividade pessoal, não acha?
Conceitos básicos para a metodologia de administração pessoal, esteja ciente de que esses conceitos básicos serão necessários, quanto mais esses conceitos estiverem presentes no seu jeito de ser e de agir, mais sucesso você terá. Estamos falando acima de tudo de uma mudança comportamental. Descarregar; planejar; antecipar; priorizar e equilibrar.
Ferramentas de aplicação da metodologia, o seu maior desafio é fazer com que todo o conteúdo possa ser incorporado com naturalidade à sua rotina. Não é possível, por exemplo, ensinar alguém a jogar futebol com os vídeos dos melhores momentos do Pelé. Estamos na era da Cibernética, temos novos desafios e necessidades. O tempo não pode parar a administração de vida. Temos que utilizar a tecnologia para combater os problemas que ela nos traz. Podemos fazer uma analogia com o conceito da vacina, que é a aplicação no corpo humano de uma quantidade reduzida do próprio vírus ou bactéria, de forma que o corpo crie anticorpos para se prevenir de possíveis doenças.
Lembra que Gandhi utilizou-se apenas de palavras para criar um relacionamento com toda uma nação. Palavras podem ser amargas, mas também podem ser doces. É mais importante usar palavras para unir pessoas do que para afastá-las. Se o corpo é o hardware, a amente é o software. E como todo software, ela pode ser programada para obter os resultados que gostaríamos. A programação neurolinguística (PNL) e outras ciências têm estudos como esses objetivos.
Existem diversas definições para PNL. Anthony Robbins, em seu livro, Poder sem Limites, define PNL como a ciência de dirigir seu cérebro de uma forma favorável para conseguir os resultados que deseja. Richard Bandler, um dos criadores da PNL, a define como uma atitude, uma metodologia que deixa um rastro de técnicas. Eu gosto de definir a PNL como uma linguagem de programação capaz de desenvolver qualquer tipo de programa instalável no ser humano.
Missões pessoais podem ser sinérgicas. Quando bem conduzidas, elas ajudam a criar missões para grupos ou famílias. Um projeto pode ter uma missão. Um departamento da empresa pode ter uma missão. Caso essas missões não sejam contrárias aquela que você traçou para si mesmo, não há nada errado em assumi-las como suas. Ou seja, você e a sua missão devem ser comissionados (em acordo a) com a missão da empresa, da família ou de um grupo ao qual esteja de alguma forma ligado.
Em um rumo para sua vida o autor diz que, as metas fazem parte, há anos, das preocupações dos estudiosos. O psicólogo David Mcclelland, da Universidade de Havard, estudou durante anos a forma das pessoas se motivarem. Ele identificou que pessoas de sucesso têm, entre seus traços comportamentais, a clara capacidade de definir suas metas. Eles sempre fazem algo para alcançar seus resultados a partir de um objetivo previamente estabelecido.
O americano Napoleon Hill, passou anos estudando o comportamento e a personalidade dos homens mais ricos do mundo. E chegou à conclusão de que eles tinham metas pessoais bem definidas. Ter metas é uma forma eficaz de evitar desperdícios, inclusive de energia. Quem tem metas coloca sua criatividade e disposição para o trabalho a serviço daquilo que pretende conquistar; deixa, portanto, de agir na esfera das circunstâncias.
O modelo adotado pela metodologia Tríade é o bom e velho acróstico, desenvolvido por Peter Drucker, SMART (esperto em inglês). Uma meta deve atender aos quatros princípios básicos apresentados acima e estar escrita na forma SMART. Um acróstico é uma palavra constituída a partir das silabas ou letras iniciais de outras palavras. SMART significa: eSpecífica – O quê? Mensurável – Quanto? Alcançável – Como? Relevante – Por quê? Temporal – Quando? Uma meta deve ser definida de forma muito específica, a tal ponto que qualquer pessoa possa visualizá-la e entender exatamente o que você quer com ela.
Dicas para transformar suas metas mais eficazes: 1 – Escreva sua meta de forma positiva; 2 – Utilize verbos de ação; 3 – Se o objetivo estiver grande, segmente-o ainda mais; 4 – Utilize, sempre que possível, recursos multimídia; 5 – sigilo pode ajudar; 6 – Revise constantemente sua meta. Reveja as metas que você escreveu para analisar se essas ainda persistem ou necessitam serem modificadas, por suas escolhas de vida atuais.
Ensina sobre a regra 8-4-2, que diz para você ter no máximo 8 metas para serem realizadas no período de um ano. Destas selecione 4 para serem trabalhadas ao longo de um mês e 2 para serem executadas durante a semana. Essa regra deve ser aplicada ao longo de todas as fases do planejamento. Nada impede uma pessoa de ter um número maior de objetivos. O intuito da regra, no entanto, é concentrar seu esforço na realização das suas metas. Se você trabalha com poucos objetivos por vez, você tem mais possibilidades de evitar a dispersão e aumentar seu foco de ação. Assim que um objetivo for concluído, você pode colocar outros em seu lugar.
Sobre a organização pessoal, ensina que essa é composta por três níveis organizacionais (o físico, o digital e o do conhecimento). Durante a sua revisão anual, todos esses três níveis devem ser reavaliados. Não com o mesmo nível de detalhe exigido da primeira vez, mas devem ser sempre analisados, até mesmo para que possam ser melhorados. Um ponto fundamental na reorganização é a revisão da sua taxonomia (por hora, basta saber que a taxonomia é uma forma de categorizar suas informações) e a revisão da organização física e digital.
Assevera sobre a automação, e a do ambiente físico, diz que quando pensamos em automação física, hoje, temos um mar de soluções e oportunidades a um custo muito mais acessível do que há alguns anos, mas que permitem ganhos interessantes de produtividades. Exemplifica com o robô de limpeza (na semana, são 210 minutos, no mês, 840 minutos e, no ano, isso pode consumir até 7 dias inteiros da sua vida, automação residencial (controle de luzes da sua casa), fechaduras eletrônicas e eletrodomésticos inteligentes.
Fala sobre a organização digital (lógica): 1. Aplique a taxonomia pessoal no computador (a grande bagunça do computador começa pelo excesso de pastas que os usuários têm. Quando precisam de um arquivo, nunca conseguem localizá-lo e perdem um tempão utilizando os recursos de busca); 2. Organize os favoritos do seu navegador; 3. Ambiente de trabalho organizado (caso precise de arquivos soltos, deixe apenas os que está trabalhando e não como um novo espaço de armazenamento); 4. Utilize nomes óbvios para os arquivos; 5. Backup: Só lembramos dele quando é tarde demais.
Vamos aos 3 passos para priorizar o seu dia de trabalho. 1. Revisar pendências; 2. Calcular a duração; 3. Priorizar. Evite a procrastinação, popularmente conhecida como “empurrar com a barriga”, “deixar para depois” ou, simplesmente “enrolar”, a procrastinação é um mal que atinge todo mundo em diversos momentos da vida. Geralmente, procrastinamos atividades que são difíceis, que não sabemos fazer, que são desagradáveis, chatas, muito longas etc. Algumas formas que podem ajudá-lo a evitar a procrastinação: 1. Se for grande, dívida; 2. Utilize a operação “shutdown” (encare o desafio em vez de adiá-lo sempre); 3. Delegue ou cancele; 4. Transforme a tarefa em um compromisso; 5. Utilize recompensas; 6. Imagine o objetivo que existe por trás daquela tarefa; 7. Assuma o papel de político (compromisso publico com ônus caso não faça).
Ao final do exemplar, nota-se que o estudo é recomendado, onde terá acesso aos meios de organizar seu tempo, afinal tempo não é dinheiro e sim é vida, o autor ensina que o tempo se divide em três esferas – importante, urgente e circunstancial, o autor dispõe sobre como equilibrá-las para melhorar seu desempenho e como agir caso você esteja desperdiçando energia demais na esfera errada. Assevera sobre como equilibrar sua vida pessoal e profissional, aumentar seus níveis de foco e reduzir a procrastinação, descobrir o seu propósito e o que realmente importa, verificar quais atividades estão desperdiçando seu tempo, planejar e definir metas e estabelecer prazos para executar qualquer coisa, portanto indicado a leitura desse manual.
#livroatríadedotempo #christianbarbosa #gestaonotempo #tríade #rotina #organizacao #altoperformace #metas #planejamento #execucao #procrastinacao #ferreiraavelaradvocaciaipora #ferreiraavelaradvocaciaisraelandia #assessoriajuridica #consultoriajuridica #advogadoiporaferreiraavelaradvocacia #advogadoisraelandiaferreiraavelaradvocacia #advogadoisraelandiathayna #advogadoiporathayna
Ferreira Avelar Advocacia (Iporá-GO. Israelândia-GO). Consultoria e Assessoria Jurídica!
Créditos das Imagens e algumas informações do texto.
Livro – A Tríade do Tempo – Christian Barbosa.
Publicação no Instagram:
https://www.instagram.com/ferreiraavelaradvocacia/
Publicação Blog:
Comentários
Postar um comentário