LIVRO - O JEITO DISNEY DE ENCANTAR OS CLIENTES. DISNEY INSTITUTE.
LIVRO - O JEITO DISNEY DE ENCANTAR OS
CLIENTES. DISNEY INSTITUTE.
Nesse livro, intitulado como, o jeito Disney
de encantar os clientes: Do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e
acreditar, nos é apresentado uma série de ensinamentos e métodos de cultura do
conglomerado idealizado e criado por Walt Disney, como desenvolver o melhor
produto que puder, dê as pessoas treinamento eficaz para sustentar um
atendimento excepcional, aprenda com as suas experiências. A mais querida
empresa de entretenimento do mundo é também referência nas melhores práticas de
negócios. Por meio de programas de desenvolvimento profissional nas áreas de
liderança, fidelização, gestão, serviços e criatividade, você vai descobrir com
o Disney Institute que a sua empresa tem amis em comum cm a Disney do que
imagina.
É explicado no exemplar sobre o
atendimento ao estilo Disney, a magia do atendimento, a magia do elenco a magia
do cenário, a magia do processo e a magia da integração. Por isso, o Disney
Institute convida a todos para ver a execução do dia a dia de suas práticas com
profissionais que possuem mais de dez anos de experiência e ministram sessões
interativas no verdadeiro estilo Disney, ensinando as estratégias que fizeram
da companhia um fenômeno empresarial.
Assevera sobre o espetáculo de
mágica, para a plateia, a apresentação evoca sentimentos de encantamento e
surpresa, a apresentação evoca sentimentos de encantamento e surpresa. A
maioria das pessoas não faz ideia de como o mágico cria os efeitos que são
mostrados no placo. Não saber como uma ilusão é criada e simplesmente apreciar
o espetáculo constitui grande parte da diversão a perspectiva do mágico é
diferente. A surpresa feliz que um cliente bem atendido sente é o resultado de
muito empenho por parte da empresa e seus funcionários. Para o cliente, a magia
é uma fonte de encantamento e prazer. Para a empresa e seus funcionários, é uma
questão muito mais prática.
Explica que, quando a experiência é
uniforme, ininterrupta e de alta qualidade, os convidados voltam. E então
chegam com expectativas ainda mais elevadas, o que, por sua vez, leva a Disney
a dar atenção ainda maior aos detalhes. Tudo isso reforça o atendimento de
qualidade ainda maior aos detalhes. Tudo isso reforça o atendimento de
qualidade de Disney e pode ser aplicado à sua organização.
Ainda sobre a magia d atendimento,
para a Disney, o ciclo de Atendimento começa no centro do circuito, com as
necessidades, desejos, percepções e emoções dos convidados. A Disney chama a
arte e a ciência de conhecer e entender os clientes de “guestologia” –
neologismo derivado de “guest”, a palavra em inglês para “convidado”. As
informações proporcionadas pela guestologia compõem a base para o movimento
pelo ciclo. Significa que todos os funcionários da organização devem tratar os
clientes como convidados.
Mesmo
com o estilo direito, Walt entendia que os clientes eram os juízes mais
importantes – e finais – do entretenimento produzido em sua empresa. “Algumas
vezes ele descia até o set e perguntava: ‘você quer ver parte do filme que
estamos montando?’ a motivação de Walt para descobrir o que e como uma plateia
pensava se estendeu para a Disneylândia. Na próxima vez que passar pelos túneis
arqueados da entrada da Disneylândia e sair na Main Street, USA, olha à
esquerda, para a Fire Station (Corpo de Bombeiros), localizada ao lado da City
Hall (Prefeitura).
O
prédio fica em frente à Town Square (Praça Principal). Se observara a fachada,
você verá uma lâmpada acesa em uma das janelas do segundo andar. A luz é um tributo a Walt Disney, ela ilumina
o pequeno apartamento que ele usava como quartel general ao supervisionar a
construção do parque e seus primeiros dias de operação. Da janela daquele
apartamento, Walt observava os convidados da Disneylândia enquanto eles
vivenciavam as primeiras impressões do parque.
O
tema atendimento cria as bases para a imagem pública da empresa. Ele informa
aos convidados o que podem esperar da empresa (o melhor em entretenimento). É
uma promessa explicita e uma faca de dois gumes: se as expectativas dos
convidados forem satisfeitas ou superadas, eles ficam felizes. Senão, o desagrado
será claro.
A
organização de 101 anos buscou atingir sua meta definindo cinco padrões de
atendimento elaborados para comunicar os comportamentos operacionais
necessários para atingir o tema e a promessa de atendimento. Eles são resumidos
em um acrônimo: PRIDE (“orgulho” em inglês). O PRIDE na LVHHN é formado por
Privacy (privacidade), Respect (respeito), Involvement (envolvimento), Dignity
(dignidade) e Empathy (empatia). Dicas para um atendimento de qualidade
(torne-se um especialista em guestologia; crie um perfil do convidado; use a
bússola da guestologia para processar as informações sobre os clientes;
articule um tema de atendimento inigualável; determine os padrões de
atendimento críticos e reconheça os principais sistemas de atendimento).
Explica sobre o primeiro grande
resultado das iniciativas de treinamentos e desenvolvimento da empresa, que
veio em 21 de dezembro de 1937, na estreia de “Branca de Neve e os Sete Anões”
em Hollywood, que recebeu uma ovação em pé da elite da indústria do cinema.
Formado por 2 milhões de desenhos, o longa-metragem de 83 minutos aclamado pela
crítica quebrou recordes de público no Radio City Music Hall de Nova York e
ganhou um Oscar especial, uma estátua de tamanho normal acompanhadas de sete
Oscars anões.
Walt fez um investimento em
treinamento e desenvolvimento em meados dos anos 1950 na Disneylândia. Em 1955,
ele criou a Disney University, a primeira universidade corporativa para
garantir que os novos funcionários entendessem e prestassem o atendimento que
ele vislumbrava no inigualável novo parque. E, em 1971, cinco anos depois da
morte de Walt, qual o Walt Disney World foi inaugurado na Flórida, uma nova
filial da University foi aberta com o resort. Walt certa vez disse “você pode
sonhar, criar, projetar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo [...] mas
são necessárias pessoas para fazer do sonho uma realidade”.
Apresenta as diretrizes do Walt
Disney World para o atendimento ao convidado: 1 – faça contato visual e sorria;
2 – cumprimente e dê boas-vindas a cada e todo convidado; 3 – busque o contato
com o convidado; 4 – proporcione imediata recuperação do atendimento; 5 –
mantenha linguagem corporal apropriada o tempo todo; 6 – preserve a experiência
“magica” para o convidado; 7 – agradece cada e todo convidado. O casal com uma
criança doente que volta ao quarto e encontra um cartão de melhoras assinado
pelo próprio Mickey. São as diretrizes para o atendimento ao convidado que
proporcionam o ponto de partida para esse nível de atendimento por parte dos
membros do elenco, para criar momentos de atendimentos inigualáveis para os
convidados.
Construir culturas não é uma
ciência. Na verdade, trata-se de um processo relativamente misterioso que,
quando benfeito, é capaz de unir a energia e emoções de toda a força de
trabalho em uma única e focada direção. Seis dicas para a construção de
culturas. 1 – mantenha a simplicidade; 2 - faça que ela seja global; 3 – faça
que seja mensurável; 4 – proporcione treinamentos e coaching; 5 – solicite
feedback e ideias da equipe; 6 – reconheça e recompense o desempenho.
No exemplar é citado os dez
mandamentos do Mickey: 1- conheça seu público; 2 – entre na pele dos seus
convidados; 3 – organize o fluxo de pessoas e ideias; 4 – crie um “wienie” (ímã
visual); 5 – use linguagem visual; 6 – evite excessos, crie surpresas; 7 –
conte uma história por vez; 8 – evite contradições; mantenha a identidade; 9 –
cada grama de atenção proporciona uma tonelada de prazer; 10 – continue assim.
Assevera sobre os cativados cinco
sentidos, as pessoas vivenciam ambiente e coletam impressões por meio de visão,
audição, olfato, tato e paladar. Cada sentido oferece uma oportunidade de
sustentar e melhorar o espetáculo criado para os convidados. Visão (cerca de
70% dos receptores sensoriais do corpo estão nos olhos); audição (os sons são
causados por vibrações com variações infinita de tom, timbre e volume); olfato
(o nariz humano tem cerca de 5 milhões de células receptoras e fica perto do
cérebro); tato (a pele é o maior órgão do corpo humano e o tato é o sentido que
reside nela) e paladar (a boca tem cerca de 10 mil papilas gustativas e cada
uma contem cerca de 50 células gustativas que transmitem dados ao nosso
cérebro).
Faz parte da cultura manter o Walt
Disney World limpo e o hábito remonta ao próprio Walt. “Quando comecei a
trabalhar na Disneylândia”, ele contou, “minha esposa costumava dizer: mas por
que você quer construir um parque de diversão? Eles são tão sujos. Eu disse que
era justamente a questão – o meu parque não será sujo”. Há uma grande equipe
dedicada exclusivamente à manutenção no Walt Disney World. Eles trabalham 24
horas por dia para manter impecáveis os cenários dos parques. As ruas são
limpas diariamente; as toaletes, a cada 30 minutos. Há cavalos na Main Street, mas
você precisa estar presente na hora para ver qualquer de seus subprodutos
naturais.
Dicas
para o atendimento de qualidade, defina o seu cenário; conte a sua história por
meio de cenário, oriente a experiência do cliente com o cenário, comunique o
atendimento de qualidade a todos os cinco sentidos; separe o placo dos
bastidores e mantenha o seu cenário com um esforço uniforme e abrangente.
Quando
os processos de atendimento funcionam sem percalços, os principais pontos de
combustão são controlados. Os convidados ficam satisfeitos e o motor do
atendimento de qualidade funciona sem engasgar. No entanto, quando um processo
de atendimento falha, o ponto de combustão está fora de controle. Os convidados
se irritam e, a menos que seus problemas sejam resolvidos, os pontos de
combustão podem se transformar facilmente em pontos de explosão. A
identificação e o controle de pontos de combustão constituem uma parte
importante da prestação do atendimento por meio do processo.
O Walt Disney World estende a
atenção especial no atendimento a três grupos de convidados que nem sempre se
encaixam no perfil padrão: visitantes estrangeiros, crianças pequenas e
convidados portadores de deficiência.
Sobre dicas para o atendimento de
qualidade, incorpore a orientação do processo à prestação do atendimento;
colete e analise expressões de combustão; otimize o fluxo de convidados al
longo de toda a experiencia do atendimento; equipe o seu elenco para se
comunicar com os convidados; crie processos para os convidados que precisam de
atenção especial no atendimento; depure continuamente os processos de
atendimento.
Fala sobre o uso de storyboards,
quando quadros de cortiça são preenchidos com cada pensamento, ideia e esboço
que pudermos imaginar. Se necessários, um conjunto separado de storyboards é
desenvolvido para definir as sequências de câmera necessárias para os vídeos ou
filmes que farão parte da atração. Diretrizes rápidas para utilização do storyboards.
Para aqueles que não são artistas, não se intimide com a utilização de
desenhos. A Disney tem vários artistas excelentes, mas o storyboards não
tem nada a ver com a beleza dos desenhos. Sua essência reside na capacidade de
ver e analisar ideias através dos olhos dos seus convidados.
Assim, vê no exemplar também ideias
relativas a máxima de nunca parar de crescer e acreditar, explica no livro que
os cliente do mundo Dinsey são considerados como convidados e não consumidores
ou pacientes, ensina-se também que sempre as empresas deverão buscas novas e
criativas formas de capitalizar a inteligência, a paixão e a energia criativa
de sua força de trabalho, na busca ao atendimento de qualidade.
Portanto a leitura do exemplar é
recomendada, para aqueles que a realize, se deslumbre de práticas da filosofia negociais
do Universo Dinsey, com os princípios da mais admirada empresa de
entretenimento do mundo e também descreve nas melhores práticas de negócios e a
magia que faz essa empresa ser considerada a melhor do seu ramo de atuação e
que não há nem ao menos concorrência para a mesma.
#ojeitodisneydeencantarosclientes
#disneyinstitute #waltdisneyworld #jeitodisney #ferreiraavelaradvocaciaipora
#ferreiraavelaradvocaciaisraelandia #assessoriajuridica #consultoriajuridica #advogadoiporaferreiraavelaradvocacia
#advogadoisraelandiaferreiraavelaradvocacia
#advogadoisraelandiathayna #advogadoiporathayna
Ferreira Avelar
Advocacia (Iporá-GO. Israelândia-GO). Consultoria e Assessoria Jurídica.
Créditos
das Imagens e algumas informações do texto.
Livro - O Jeito Disney De Encantar
Os Clientes. Disney Institute.
Publicação no
Instagram:
https://www.instagram.com/ferreiraavelaradvocacia/
Publicação Blog:
https://ferreiraavelaradvocacia.blogspot.com/
Comentários
Postar um comentário