LIVRO - COMO ENTENDER UM HOMEM NUM PISCAR DE OLHOS. NUALA SANTINI.



 LIVRO - COMO ENTENDER UM HOMEM NUM PISCAR DE OLHOS. NUALA SANTINI.

 

No livro, como entender um homem num piscar de olhos: por meio de comportamentos, gestos e palavras, faz referências sobre descrições e ao que diz respeito aos homens e mulheres, os quais nem sempre falam a mesma língua. A autora explica que muitas vezes parecem estar em mundos separados, quando se comunicam, e o significado das palavras nem sempre é o mesmo para ambos. Assevera também que com isso, as relações do casal costumam ter momentos em que um intérprete seria realmente muito bem-vindo.

 

A forma de como homens e mulheres entendem, veem, sentem e se expressam por meio de palavras, gestos e comportamentos é resultado do modo particular como ambos aprendem a ser. A cultura impregnada sem seu universo cria tipos muito diferentes com características masculinas bastante difíceis de ser entendidas pelas mulheres e vice-versa.

 

As explicações para o exemplar constam em resumo, no sumário do manuscrito, descriminando que, homens não são todos iguais, mensagens a transmitir para ser compreendida sem recorrer a palavras; a difícil linguagem de casal, corrida de obstáculos da vida cotidiana, homem doente = hipocondríaco, tudo a seu tempo, organização é meio caminho andado, manual de instruções do espírito masculino, o que os homens sentem e... escodem, ficção e realidade, estratégias de relacionamento, o caçador como colecionador, pontos críticos, próximos, porém distantes e basta ter paciência.

 

No início do livro a autora cita a analogia por meio de exemplo dado com Raffaella P. uma moça do ensino fundamental, que era o centro das atenções dos meninos, a qual evitava cometer gafes ou fazer caretas, que lhe deformassem os traços. Esforçava-se para não chorar, não derramar cola na roupa ao fazer os trabalhos escolares, não esfolar os joelhos e não deixar cair migalhas nas roupas ao tomar o lanche. E, durante a chamada oral, caso não soubesse alguma coisa, preferiria receber uma nota ruim em silêncio, em vez de arriscar uma resposta e ser alvo das risadas dos colegas. Explica que os meninos construíam uma amizade tão forte com ela, ao ponto de ser a única admitida nas brincadeiras deles. E reflete a autora, e nós, pobres comuns mortais que não tivemos a sorte de receber tanta ciência inata, o que deveríamos fazer? Refletir, estudar, aprender e pôr em prática.

 

Diz a autora que existem múltiplas categorias masculinas, às quais eles jamais admitirão pertencer, convencidos de serem únicos e exclusivos. Para todas, nunca é demais relembrar as principais características dos modelos mais comuns disponíveis no mercado. Exibido, esse gosta de ostentar roupas acima de suas posses, anulando o conceito de símbolo de status, e quer ter uma mulher que leve os amigos a invejá-lo, não por ser a vencedora das Olimpíadas de Matemática, mas por ostentar o título de Miss Camiseta Molhada.

 

Conservador, sua ideia de subdivisão dos papeis masculinos e femininos é muito clara: para ele, o homem tem de ganhar dinheiro, enquanto a mulher fica em casa cuidando dos filhos e cozinhando. Para grande alegria de muitas e desapontamento de algumas, sobraram pouquíssimos Conservadores autênticos. Melhor Amigo das Mulheres, também chamado “fofinho” por elas ou, mais vulgarmente, “capacho” pelos amigos. Manifesta, portanto, características tipicamente femininas, como a capacidade de ouvir problemas alheios durante horas a fio, ou a empatia necessária para se identificar com seu interlocutor e com os pensamentos dele.

 

Ambicioso, ou melhor, Eu Não Poderia, Mas Quero, é aquele tipo de homem inconveniente que persegue a (super) mulher escolhida como faria o prestativo acompanhante de uma dama, ou como o peixe-piloto atrás do tubarão. Fonzie, era um personagem italiano, que vestia jeans e casaco de couro, meio feio, mas infalível. Conquistava as mulheres com um estalar de dedos e consertava motores de carro com um clipe, mantendo sempre certa arrogância. Bobo da Corte, corre o risco de não conseguir mais enfrentar o mundo com seriedade, ao menos uma vez, todos já nos vimos na situação de tentar discutir um assunto sério com ele e de ser interrompidos por suas piadinhas. Entendedor (o Pretensioso), aquele que não consegue deixar de lhes jogar na cara tudo o que tem e tudo o que faz. Ele está tão convencido de si mesmo a ponto de se julgar irresistível e acima da lista das preferências femininas.

 

Hipocondríaco, em todo homem, se esconde um hipocondríaco, o bom é que aquele por excelência, se esconde mesmo no corpo de um homem perfeitamente desejável e desprovido de outros defeitos graves. Maratonista, acordar as seis e meia, tomar um rápido café da manhã, corres seis quilômetros até a pitoresca clareira no centro do parque regional, substituir o almoço por um lanche, fazer uma rápida excursão, para chegar a uma cidadezinha histórica e visitar uma capela e outros bens culturais, comprar alguns bens culturais e da gastronomia local e voltar pra casa, oposto ao Hipocondríaco.

 

Super Homem, por no lixo o guarda roupa da vizinha de oitenta anos, apagar um começo de incêndio. Resgatar o filhote de passarinho preso na calha. Mas também consolar o sobrinho que chora, cortar a grama, preparar o jantar, assentar o piso de madeira do sótão, encarregar-se do socorro em caso de acidente na estrada. Casanova, embora não rejeitasse as mulheres de uma classe social inferior à sua, Casanova preferia colecionar conquistas consideradas especiais pela beleza ou recato. Esportista, inseparável de sua bicicleta, o Esportista geralmente é um ex-obeso, uma espécie de Bem Hanscom do romance A coisa, de Stephen King, que depois de uma infância inteira acima do peso, empanturrado e engordando pela mãe superprotetora, passa meses comendo apenas salada e se livra da gordura.

 

Caladão, existem várias categorias de homens taciturnos. Excluindo os seriais killers com pouca vida social e os vampiros disfarçados, há aqueles tímidos que continuam a buscar no cérebro as palavras corretas para se comunicar com o outro sexo; os belos e atormentados sobre os quais tudo já foi dito e feito; aqueles que simplesmente não acham necessário conversar demais com as mulheres. Senhor Certinho (ou Furio), em 1981, um semiprincipiante ator e diretor cômico chamado Carlo Verdone dirigiu e interpretou um filme destinado a permanecer no imaginário coletivo italiano por décadas, graças aos estereótipos humanos que ilustrava com precisão. intitulava-se Bianco, rosso e Verdone (Branco, Vermelho e Verdone).

 

 Lobo Mau, não se entende por aquele tipo desprezível de homem que agride as mulheres. Esses nem sequer devem ser considerados homens. Ao contrário, o Lobo Mau é aquele que veste a touca e se disfarça de vovozinha – mais realisticamente, de bom rapaz, cheio de boas intenções, sério – para depois se revelar algo totalmente diferente. Macho Beta, com o advento da crise econômica, dois modelos de macho saíram de linha, o metrossexual, o homem que vive em um contexto metropolitano e pós-industrial e o gasta(va) muito dinheiro para cuidar de seu aspecto (mesmo sem deixar de ser hétero), e a sua evolução natural em Über-sexual, semelhante ao Metrossexual, porém mais difícil de confundir com um gay (Silvio Berlusconi-macho alfa e Barack Obama-macho beta). E por fim fala do Atacante em Posição de Impedimento e também o Pegajoso.

 

Explica sobre a difícil linguagem de casal, como dito os homens falam muito menos que as mulheres (as quais ao contrário gostam de falar entre amigas e por telefone), as mulheres, em contrapartida, são verdadeiras mestras em matéria de comunicação indireta. Não por acaso, dizem que o homem ideal é aquele que antecipa qualquer desejo da mulher, mesmo quando ela expressa suas aspirações com perguntas e pedidos indiretos que o obrigam a mirabolantes tentativas de compreensão, raramente bem-sucedidas, “eu não tinha de dizer nada, a iniciativa deve ser dele”. Quantas brigas de casal são marcadas pelo refrão: “você não me entende” Nunca me escuta!”

 

Fala sobre ouvir dois homens que tiveram a mesma gripe e trocam suas impressões e que chega a ser engraçado segundo a autora. Suas mulheres, se presentes, geralmente não sabem se riem ou tem um acesso de raiva. Explica que o homem não ouve o que não quer ouvir e não vê o que não quer ver. Fala que as mulheres não se deixam enganar pelas aparências, mas este vício de tirar o véu que cobre as mazelas - o que para elas equivale a manter os pés no chão – é interpretado por ele como uma maneira gratuita de colocar sal na ferida; sente-se injustamente posto contra a parede e submetido a um interrogatório cerrado.

 

Você é o melhor, dizem que as mulheres amadurecem antes do que os homens, por terem sido geradas por uma ser do mesmo sexo, enquanto os homens se sentem por toda a vida “filhos” de suas mães. Talvez seja precisamente esse o motivo pelo qual os homens querem ser elogiados a vida inteira, como bons meninos. E as mulheres que se atêm a essa regra terão a vida fácil. Ponto-final. No ditado “atrás de cada grande homem, há sempre uma grande mulher” está subentendida a conclusão “que o elogia o tempo todo”.

 

            Os homens não são e nem sequer imune à paixão pelas compras. Se nas mulheres ela se volta sobretudo para sapatos, roupas e bolsas, ele fica louco (com o álibi de sua utilidade) com a aquisição de artigos que abasteçam a sua caixa de ferramentas e aparelhos tecnológicos.

 

            Já ao final explica que o que seduz a alma feminina, como uma declaração de amor particularmente romântica, no homem gera ataques de pânico. Descreve que as mulheres bastam ter paciência, o truque consiste em dar-lhe sempre a impressão de que ele decidiu tudo por iniciativa própria. Ou então, melhor ainda, que foi ele quem teve a ideia. Nunca deveríamos nos aproximar de um homem com pedidos concretos, mas tornar o mais possível atraente aquilo que desejamos.

 

            Portanto notamos que em algumas partes o livro retrata mesmo a realidade de como pensam os homens, noutros ponto as vezes passam da realidade, no entanto o livro é bom e recomendado a leitura seja por homens para entender tecnicamente como são e também por mulheres para auxilio nas relações conjugais, na interpretação do comportamento dos homens, com a leitura de exemplar terá acesso a dicas e estratégias para aprender a compreender facilmente - por meio dos gestos, dos comportamentos e das palavras - todas as nuanças mais sutis de comunicação do sexo masculino, fortalecendo o vínculo com seu parceiro e melhorando as relações com os homens em geral.

 

#livrocomoentenderumhomemnumpiscardeolhos #nualasantini #homens #mulheres #comportamentos #gestos #palavras #ferreiraavelaradvocaciaipora #ferreiraavelaradvocaciaisraelandia #assessoriajuridica #consultoriajuridica #advogadoiporaferreiraavelaradvocacia #advogadoisraelandiaferreiraavelaradvocacia #advogadoisraelandiathayna #advogadoiporathayna

Ferreira Avelar Advocacia (Iporá-GO. Israelândia-GO). Consultoria e Assessoria Jurídica!

 

Créditos das Imagens e algumas informações do texto.

 

Livro - Como Entender Um Homem Num Piscar de Olhos. Nuala Santini

 

Publicação no Instagram:

https://www.instagram.com/ferreiraavelaradvocacia/

 

Publicação Blog:

https://ferreiraavelaradvocacia.blogspot.com/




 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMA. DOCIMÁSIA PULMONAR HIDROSTÁTICA DE GALENO. SABE O QUE É?

FATO DO PRÍNCIPE NA LEI 14.133/21 (NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS).

GUARDA JUDICIAL EM FAVOR DE TERCEIRO NÃO PARENTE