LIVRO - O PODER DO EQUITY. JOÃO KEPLER.

 


LIVRO - O PODER DO EQUITY. JOÃO KEPLER.

 

Como investir em negócios inovadores, escaláveis e exponenciais e se tornar um investidor-anjo, essas são algumas das maiores perguntas que o livro aborda, apresentando capítulos intitulados da seguinte forma, o começo: a percepção como bussola; o que os investidores querem saber e ouvir; o dinheiro não aceita desaforo; branding e a postura do investidor; como avaliar startups e modalidades de investimentos.

 

Explica no manuscrito que o poder do equity e ter a capacidade de agir, de realizar algo, de mostrar força e que pode influenciar decisões e comportamentos. Equity se refere ao patrimônio líquido ou capital próprio representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa em um determinado momento e também pode dizer respeito ao valor totalitário dos ativos em uma conta determinada de investimento.

 

O autor explica como deu inicio no mundo dos investidores, quando em 2007 fundou o e-commerce Show de Ingressos, uma plataforma reunindo oferta de ingressos de diversos eventos no sistema on click to buy, ou seja, apenas um clique para comprar. Embora não tenha conseguido investimento, naquela viagem acabei recebendo, meio sem querer, a mentoria de um dos avaliadores dos Estados Unidos. Naquele encontro, ele me fez uma pergunta: “por que você não muda seu negócio para B2B (business-to-business, que significa negócios entre empresas).

 

Explica da importância de um mentor que segundo o autor serve justamente para auxiliar na visão para as coisas que você não consegue enxergar e, assim, ajuda-lo a encontrar soluções. Assim, chegará aonde deseja e resolverá situações de uma forma muito mais simples do que sem ele. Relata sobre a afirmação de que no mundo dos negócios não existe sorte e sim preparação e know-how "saber como". explica sobre o que vêm a ser a nova economia, que é composta por quatro tipos de negócios (criativos, sociais ou de impacto, escaláveis e inovadores corporativos).

 

Descreve sobre o que os investidores querem saber e ouvir, explica que uma startup (empresa nova com um modelo de negócios escalável, repetível e uma ideia inovadora) e um negócio escalável são aqueles que conseguem crescer seu faturamento sem aumentar as despesas proporcionalmente. Conseguem, por exemplo, expandir o seu número de cliente de maneira acelerada, sem precisar aumentar os custos na mesma proporção. Alerta que o seu sucesso é proporcional ao seu esforço e dedicação.

 

Sobre referencia e autoridade, assevera que independentemente da área em que você atue, no fundo, todos desejam se tornar referência. Ou seja, todos nós queremos nos tornar um modelo a ser seguindo pelos demais e deixar um legado. Veja, essa vontade não tem a ver com vaidade, mas com autoridade, ou seja, ser reconhecido como uma pessoa com domínio de determinado assunto ou ofício. Diz que aprendeu que não é só colocar dinheiro, mas principalmente meu tempo, inteligência, networking e mentoria à disposição. Ser um mentor, um conselheiro e um cara skin in the game (pele em jogo): é isso que os empreendedores esperam de um bom investidor.

 

Fala sobre quem são os investidores anjos, que são pessoas físicas que já tiveram sucesso em negócios anteriores e agora investem em empresas em fase inicial, tanto financeiramente quanto com orientações e aperfeiçoamento dos produtos ou serviços do novo projeto. O que eles querem? Retornos financeiros acima da média; gerar nova atividade econômica; fazer acontecer; arriscar; ter um novo direcionamento; se envolver no ecossistema. E destaca para quem ainda porventura não sabia, o nome “anjo” é uma referência aos patrocinadores que bancavam pelas teatrais na Broadway e ganharam esse apelido da década de 1990.

 

Para se tornar investidor-anjo e fazer parte de maneira ativa do ecossistema empreendedor, é preciso, antes de tudo, preparação e conhecimento, diz o autor, denota que, com toda certeza, se você está com este livro em mãos, é porque busca compreender a nova economia e a lógica por trás dos investimentos em startups. Preleciona que Equity é a participação acionária em negócios. Nem sempre os empresários pensam sobre isso quando vão abrir uma empresa. Pensam em margem, ganhos, trabalhador/hora, lucro, pró-labore e distribuição de dividendos aos sócios. Nada de errado em relação a isso, mas quase sempre o fazem sem uma estratégia para geração de valor futuro.

 

Explica o por que investir em startups? Diz que apesar do risco e do longo prazo, o capital intangível tem muito valor hoje do que o tangível. Apesar do ciclo e da jornada de uma startup (do zero a um bilhão) ser, em média, oito anos (a exemplo de 99, Gympass, Nubank, Stone, Uber e Zoom, entre muitas outras, ainda assim, o retorno e o múltiplo do capital investido tendem a ser bastante atrativos, se você souber filtrar pela tese, escolher com técnica, prudência, controle e muita paciência, exemplifica, dizendo que há 10 anos, WhatsApp e Airbnb eram palavras inexistentes.

 

Sobre analise de negócios, valida que com o ensinamento do livro, irá entender que é preciso investir em muitos negócios para ter alguma possibilidade de ganhos futuros. Então, antes mesmo de começar a pensar nas opções que tem, analise os investimentos por estágios. Os investidores de startups mais qualificados não investem sem que o negócio esteja no momento de ou pós-validação. O estágio de validação é quando a startup ainda não desenvolveu e testou o seu MVP (Produto Mínimo Viável). O Pós-validação é quando a startup já desenvolveu seu produto e está começando a vender, ou está pronta para iniciar as vendas em curto prazo.

 

Faz uma alerta sobre os investimento, explicando que, seres humanos são complexos, e suas motivações, mais ainda; portanto, aprenda a filtrar o que chega até você e controlar suas emoções. Explica sobre os grupos de investidores anjos, em que quando os investidores anjos se reúnem, eles geralmente recebem dezenas de pitchs de startups a cada mês e passam por um processo de várias etapas, por meio do qual analisam as oportunidades.

 

Invista no Jóquei, não no cavalo. Em uma corrida de cavalo, apostamos no nome do cavalo, e ele é que disputa nas raias. O jóquei conduz o cavalo até a linha de chagada. No jogo do equity, é o inverso: apostamos no nome do jóquei. O cavalo tem que ser bom, mas, se o Jóquei não for melhor, não vai vencer a corrida. No mundo real, e o empreendedor que faz o projeto acontecer, como já mencionei, investimento em gente.

 

Sobre como avaliar uma startup, corrobora sobre Teaser, que não é um deck, é basicamente um resumo em uma página que descreve a oportunidade de negócios para os investidores. Já ouviu falar em one-pager? Trata-se de uma página, uma fotografia do “estado da arte” do negócio. Ou seja, em uma única página, você precisa detalhar tudo o que está oferecendo: o problema; a solução; o que e como faz; o mercado em que atua; por que se destaca da concorrência; os principais números e indicadores; time com breve descrição e apresentar a rodada de investimento.

 

Anuncia sobre Valuation: como calcular e por que isso importa? É uma pratica que tem como objetivo quanto vale uma empresa. Para isso, é levada em consideração uma série de fatores e critérios de avaliação. Podemos citar o fluxo de caixa, patrimônio, endividamento, volume de vendas e assim por diante. Tudo vai depender do método escolhido para fazer a valuation. Explica que a rodada de investimento é um processo de fundraising realizado pelas startups. Isso significa que é o momento em que essas empresas buscam recursos para o crescimento e desenvolvimento de suas soluções em massa.

 

Faz um importante alerta para os investidores e para garantir e ter segurança no valor investido, recomenda a elaboração de um bom contrato. Lembrando o autor, que é preciso ter a ajuda de um advogado para incluir as cláusulas adequadas ao tipo de aporte que será realizado. As mais conhecidas são: lock-up, drag along, tag along, não diluição, preferência, earn-out, confidenciabilidade e declarações e garantias. Pronto pra escalar, contrato assinado e dinheiro na conta: agora é escalar! É importante ressaltar a importância desse processo tanto para o empreendedor, que vai tocar a startup, quanto para o investidor, que acompanhará de perto todo o processo de evolução.

 

Explica sobre as modalidades de investimento e explica que por exemplo, em único investimento na Uber, em sua primeira rodada, gerou um retorno sobre o investimento de aproximadamente 4 mil vezes. Pode ser difícil identificar e ter acesso individual para fazer investimentos nessas startups de melhor desempenho, mas, quando você acerta uma startup e ela se torna muito bem-sucedida, o seu retorno é substancial. Descreve a respeito do retorno sobre investimento, também conhecido como ROI. Ele é um cálculo que descobre a taxa de lucratividade dos investimentos em um projeto. Ou seja, é uma forma de saber quanto dinheiro a empresa ganha ou perde para cada real aplicado.

 

Portanto o livro apresenta uma metodologia única e diferenciada sobre o tem que é pouco conhecimento e quase pouco falado, e para quem interesse em adentrar nesse ramo é necessário que o empresário, o empreendedor e o investidor tenham pensamento e estratégia visando o longo prazo, assim descreverá portanto a ideia de o poder do equity, como sendo a “riqueza invisível” que existe nos negócios e na Nova Economia e que poucos conseguem entender e aplicar.

 

Dessa maneira recomendado é a leitura do exemplar, que se revela ser, uma ferramenta importante para quem deseja ter mentalidade equity, investir em startups e desenvolver negócios na Nova Economia, indicará como entender a Nova Economia? Como investir em negócios escaláveis? Se tornar um investidor-anjo? Como calcular o valuation? Diversificar o portfólio de investimentos? Como calcular e ter retornos acima da média de mercado? Mitigar riscos? Como avaliar startups? Onde encontrar startups nas quais investir? Escolhas no que investir? O que perguntar antes de investir? Quais são os documentos e os cuidados para se resguardar e começar a investir? Como fazer gestão de portfólio? Como funciona a governança de empresas ágeis?

 

#livroopoderdoequityjoaokepler #joaokepler #investidoranjo #negociosescalaveis #negociosexponenciais #negociosinovadores #empreendedor #valuation #novaeconomia #portfolio #startups #ferreiraavelaradvocaciaipora #ferreiraavelaradvocaciaisraelandia #assessoriajuridica #consultoriajuridica #advogadoiporaferreiraavelaradvocacia #advogadoisraelandiaferreiraavelaradvocacia #advogadoisraelandiathayna #advogadoiporathayna

 


Ferreira Avelar Advocacia (Iporá-GO. Israelândia-GO). Consultoria e Assessoria Jurídica!

 

Créditos das Imagens e algumas informações do texto.

 

Livro - O Poder do Equity. João Kepler.

 


Publicação no Instagram:

https://www.instagram.com/ferreiraavelaradvocacia/

 

Publicação Blog:

https://ferreiraavelaradvocacia.blogspot.com/




 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMA. DOCIMÁSIA PULMONAR HIDROSTÁTICA DE GALENO. SABE O QUE É?

LICITAÇÃO DESERTA E FRACASSADA NA LEI 14.133/21 LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

CONDUTAS PÚBLICAS NO PERÍODO ELEITORAL (LICITAÇÕES)