LIVRO - QUEM É VOCÊ QUANDO NINGUÉM ESTÁ OLHANDO? BILL HYBELS.

 


LIVRO - QUEM É VOCÊ QUANDO NINGUÉM ESTÁ OLHANDO? BILL HYBELS.

 

Quem é você quando ninguém está olhando? Como preservar os traços de caráter ameaçados de extinção? O exemplar se revela uma inovação quanto as anotações de assuntos que deveriam ser normais e a praxe do nosso cotidiano, no entanto, a inversão de valores tem feito com que essas práticas sejam cada vez menores, tais como o caráter, coragem, disciplina, visão, perseverança, amor e compaixão, amar com firmeza, amor sacrificial, amor radical e o caráter de Cristo.

 

Assevera o autor que o caráter não é o que fizemos, mas aquilo que somos. Com frequência, estamos ouvindo falar de falhas de caráter que chegam a ser trágicas. A descrição de sua ausência, porém, não serve para dizer o que ele é. Um caráter íntegro se revela diariamente, de muitas maneiras (coragem, disciplina, visão e persistência).

 

Quanto as questões concernentes a coragem nos relacionamentos, explica como se deve portar para que um relacionamento conjugal floresça, como exemplo, menciona que é necessário coragem para fitar a esposa nos olhos e dizer “nosso casamento está ameaçado. Temos de tomar alguma providência” e também na educação dos filhos, menciona casos em que variadas vezes pais abrindo mão da disciplina, só porque não querem enfrentar a desaprovação dos filhos, tem um acesso de raiva e diz: “eu te odeio” os pais aí cedem. Valida que poucas são as pessoas que têm coragem de confrontar uma à outra, batalhando pelo crescimento espiritual do próximo e pela comunhão mútua.

 

No que se refere a disciplina (alcançando o sucesso através do adiamento da autossatisfação) abona que sem sacrifício não há ganhos, para se conseguir um bom condicionamento físico é necessário exercitar essa disciplina de retardar a autossatisfação. Muita gente toma decisões conscientes de renunciar a certas delícias da culinária, porque quer ter satisfação na hora em que sobe na balança. As recompensas da disciplina são muitas, mas raramente imediatas. Num mundo que clama pelo prazer imediato e pelo caminho fácil, torna-se difícil escolher o caminho da disciplina.

 

Já em relação a visão e as maneiras como enxergamos a vida (vendo tudo como Deus vê), certa vez, Deus apareceu a Moisés, e disse: Preciso de um líder para o meu povo, que realize uma tarefa vital, mas muito difícil. Numa atitude de fuga, Moisés respondeu: eis-me aqui, Senhor; envia meu irmão. Ele é muito bem dotado para essa missão. Como ele consegue impressionar! Ele sabe, inclusive, falar em público. Até Moisés não tinha a visão de como Deus iria usá-lo.

 

Explica a despeito da perseverança, exemplificando sobre o doce alívio, como mencionado que existem muitos outros tipos de desistência: educacional, emocional, psicológico, relacional. Na maioria das coisas que fazemos, há sempre um momento em que tudo que queremos é a doce sensação de desistir. Na época de nossos avós, desistir era considerado um ato vergonhoso. Hoje, porém, chega a ser elogiado. A verdade de Deus do que os valores hollywoodianos, “bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, (Tiago 1.12)”.

 

Sobre amor e compaixão: andando nos passos de outrem, constata o autor, que os firmes precisam assimilar a bondade; e os bondosos, a firmeza. Essas duas qualidades são aspectos importantes do amor de Cristo. Alerta que o amor compassivo é muito necessário neste mundo cheio de gente de coração de pedra. Precisamos de compaixão, sensibilidade, aprovação e incentivo. Contudo, se essas coisas não vierem acompanhadas de um amor firme, o amor terno pode degenerar e transformar-se num choramingo sentimental. Deste resulta o engano e, mais cedo ou mais tarde, a deterioração do relacionamento.

 

Exemplifica também sobre o amor com firmeza: exigir a verdade em todos os relacionamentos. Ser firme não é ser incessível. Quando nos preparamos adequadamente para uma confrontação, já ganhamos metade da batalha. Vencemos a outra metade quando conduzimos a conversa com sensibilidade. Apresento aqui três regras que vão nos ajudar a apresentar nossas queixas de modo claro.

 

Em primeiro lugar, comecemos com a afirmação de que temos um sincero interesse em manter o relacionamento, em segundo lugar faça uma explanação cuidadosa do assunto, pelo nosso ponto de vista, sem tom acusatório. Evitemos dizer “você sempre” ou “você nunca”, já em terceiro lugar, estimule o diálogo, depois de demonstrar o que estamos sentindo, devemos perguntar: “Será que perdi o senso de realidade? Consegui expressar-me de forma clara? Omiti alguma coisa? Ou será que estou sendo hipersensível?”

 

Já o amor sacrificial, dar sem desistir, denota que, a felicidade pessoal nunca vem por meio de satisfação de nossos desejos pessoais. Paradoxalmente, quando nos entregamos a Deus e servimos ao seu povo com amor sacrificial, encontramos uma felicidade e uma satisfação que o mundo não conhece. Sem sacrifício, o amor não dura muito tempo. A sabedoria de Deus é completamente diferente da do mundo. Em um casamento bíblico, cada cônjuge olha nos olhos do outro e diz: “Eu o(a) amo, e isso significa que me comprometo a servi-lo(a), a edificá-lo(a) e a encorajá-lo(a). Tenho plena consciência de que terei de empregar tempo, vigor, dinheiro, mas quero me colocar os seus interesses na frente dos meus. Eu fico atrás; você vai na frente.”

 

No que se refere ao amor radical, transcreve que narrativa das escrituras, uma outra dimensão do amor feita por Jesus “eu porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, voltar-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas (Mateus 5-39.41). Já no que se ao Caráter de Cristo e os Dois tipos de Pastores, vemos, então que Jesus é um pastor; não um ladrão. Contudo existem dois tipos de pastores – os que são donos das ovelhas e os assalariados. O assalariado trabalha por salário, seja por dia ou por hora, ou por mês, fazendo o que o dono determina. E ele se limita a fazer apenas o necessário para ter direito ao seu pagamento; nada mais além disso. Para o assalariado, o serviço não envolve emoção, nem compaixão, nem sentimento de realização, nem hora extra, bem andar a segunda milha.

 

Explica sobre o caráter que é mais fácil perceber os traços do que transmiti-los. Como uma planta tenra, ele se desenvolve melhor numa atmosfera aquecida, própria para cultivo. É exatamente isso que Deus oferece: o melhor exemplo possível de caráter, Jesus Cristo.

 

Portanto, a leitura do livro é recomendada, sob uma série de questionamentos feitas no exemplar e ao se deparar com esses, faremos várias reflexões, tais como, procuramos sempre agir de forma correta quando nosso nome e nossa “imagem” estão em jogo. Mas quando ninguém está olhando, qual é a nossa atitude? De que maneira agimos? É aí que entra a questão do caráter: ser coerente mesmo quando isso parece não trazer nenhuma vantagem para nós, assim indicamos como positiva a verificação do manuscrito.

 

#livroquemevocequandoninguémestaolhando #billhybels #carater #tracosdecarater #ferreiraavelaradvocaciaipora #ferreiraavelaradvocaciaisraelandia #assessoriajuridica #consultoriajuridica #advogadoiporaferreiraavelaradvocacia #advogadoisraelandiaferreiraavelaradvocacia #advogadoisraelandiathayna #advogadoiporathayna


Ferreira Avelar Advocacia (Iporá-GO. Israelândia-GO). Consultoria e Assessoria Jurídica!

 

Créditos das Imagens e algumas informações do texto.

 

Livro - Quem é Você Quando Ninguém Está Olhando? Bill Hybels.

 


Publicação no Instagram:

https://www.instagram.com/ferreiraavelaradvocacia/

 

Publicação Blog:

https://ferreiraavelaradvocacia.blogspot.com/





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMA. DOCIMÁSIA PULMONAR HIDROSTÁTICA DE GALENO. SABE O QUE É?

FATO DO PRÍNCIPE NA LEI 14.133/21 (NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS).

GUARDA JUDICIAL EM FAVOR DE TERCEIRO NÃO PARENTE