LIVRO - COMUNICAÇÃO ASSERTIVA. DÉBORA BRUM.

 


LIVRO - COMUNICAÇÃO ASSERTIVA. DÉBORA BRUM.

 

Nesse exemplar, intitulado como comunicação assertiva: aprenda a arte de falar e influenciar, se trata de um misto de técnicas, ensinamentos e gatilhos para que o leitor aperfeiçoe seu ato falar, por meio de segurança no comunicar, aplicando aos seus ouvintes o interesse em escuta-lo, como reter a atenção em um mundo onde a quantidade de informação nova e enorme a cada instante, o manuscrito parte dessa premissa com apresentação de exemplos práticos colhidos no decorrer da carreira profissional da autora que é fonoaudióloga empresarial.

 

Explica que o seu maior diferencial competitivo é a comunicação, pois como diz o ditador popular: “não basta SER bom, tem que PARECER bom!”. Parafraseia Alejandro Jodorowsky, psicólogo, ator e escritor chileno “entre o que penso, o que quero dizer, o que digo e o que você ouve, o que você quer ouvir e o que você acha que entendeu, há um abismo”. Com base no impacto da forma de falar no seu dia a dia, alerta que é possível que você seja um líder, gestor, executivo, advogado, vendedor, instrutor ou palestrante, que depende essencialmente de uma boa comunicação para conseguir os melhores resultados, seus e da sua equipe.

 

Quanto aos problemas de comunicação: uma pedra no sapato da maioria das empresas, explica a autora que os principais motivos pelo fracasso dos projetos são: (76% - problemas de comunicação; 71% - não cumprimento de prazos e 70% - mudanças constantes de escopo). Já com relação as diferentes ferramentas de comunicação e seus impactos, afirma que palavras criam emoções, que se expressam em sentimentos e provocam ações e comportamentos – tanto de nossa parte, quanto da parte de quem nos ouve.

 

Valida sobre os estilos de comunicação, sendo essas a comunicação passiva (dificuldade em se expressar abertamente, em manifestar seus pensamentos, opiniões e descontentamentos, preocupação demasiada, medo ou receio da reação do outro, desejo de agradar e ser aceito, dificuldade em dizer não e impor limites e omissão ou submissão), comunicação agressiva (falar gritando, usar palavras ofensivas, interromper a pessoa no meio da fala, criticar e desqualificar a ideia do outro e usar um tom de voz agressivo), comunicação passivo-agressiva e comunicação assertiva (ser proativo, dizer o que tem que ser dito, na hora certa, de maneira respeitosa e empática).

 

Faz alerta sobre o que prejudica a sua comunicação (pressa, falta de preparo, falta de consciência emocional e falta de empatia), com relação as premissas para desenvolver a comunicação assertiva, relata que, tendo maior consciência e domínio de cada uma dessas ferramentas, você se tronará mais assertivo, se sentirá mais autoconfiante e satisfeito ao falar e obterá melhores resultados no seu dia a dia, com relação a autoavaliação, “conhece-te a ti mesmo!”. Essa famosa frase escrita na entrada do templo de Delfos, define o primeiro passo da sua jornada: AUTOAVALIAÇÃO. Descreve sobre a roda da comunicação conteúdo, performance e escuta.

 

Relembra que Michael Phelps, contou que que no ultimo ano treinou 365 dias, não teve nenhum dia de descanso, pois ele queria ser melhor, superar os próprios limites e vencer a competição. Lembre-se da frase de Abraham Lincoln: “se tivesse 9 horas para cortar uma árvore, passaria as 6 primeiras afiando o meu machado”. Empatia e suas espécies empatia cognitiva (habilidade de entender os pensamentos, ideias e crenças do seu interlocutor) e empatia afetiva (habilidade de compreender os sentimentos e perceber a emoção do outro).

 

Corrobora sobre a escuta ativa, se quiser influenciar pessoas, antes de mais nada precisa saber o que elas pensam, ouvindo com interesse e atenção, apresenta outras dicas, pare, olhe e escute, fale menos, preste mais atenção, evite interromper, deixe a pessoa concluir seu raciocínio, em vez de afirmar, pergunte, ouça com seu copo vazio e confirme se realmente entendeu, parafraseando. Denota sobre S.E.R. = A fórmula da eficiência na comunicação (Sucinta, Especifica e Relevante) a maior distancia entre duas pessoas é o mal-entendido “autor desconhecido”. Assevera que “quem tem um bom porquê, enfrenta qualquer como – Viktor Frankl”. Relembra sobre o especialista em liderança Simon Sinek (escritor do livro Comece pelo porquê, que criou um conceito chamado “Golden Circle”, ou Círculo Dourado (O quê? Como? e Por quê?), para ajudar as empresas e as pessoas a se tornarem mais inspiradoras e criarem mais impacto.

 

Com relação a escolha das palavras e o uso da linguagem positiva, explica que esse método pode e deve ser usado para, encorajar, agradecer, valorizar, estimular, engajar, celebrar, reconhecer, enaltecer, motivar, inspirar, elogiar, parabenizar, comemorar, conectar e encantar, faz conexão com essa explicação com uma passagem das escrituras (...tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, eis que devem ocupar nossos pensamentos. Filipenses 4:8). Faz alerta sobre as barreiras verbais, uso excessivo de gírias, jargões, siglas e termos técnicos para um público leigo no assunto, uso de palavras difíceis e rebuscadas, uso de gerundismo e estrangeirismo, são algumas dessas barreiras que devem ser observadas.

 

Explicita sobre a argumentação (o objetivo da argumentação, ou da discussão, não deve ser a vitória, mas o progresso. Joseph Joubert), dá ao leitor alguns exemplos para uso dessa, como, se eu quero convencer meu pai a fazer exercícios físicos, certamente ele dirá: não gosto de academia. Nesse momento, eu falaria: eu conheço ótimos professores que atendem em domicilio, nem precisa sair de casa. Dá feedbacks sobre a oratória, lembrando Warren Buffet, um dos maiores investidores, que afirma que “a boa capacidade de comunicação em publico aumenta o seu valor de capital humano em 50%, ou seja, você se torna mais valioso para o mercado quando se expressa bem. (Não aumente sua voz, melhore seus argumentos - Desmond Tutu).

 

Ao final sugere dicas de como falar bem em público, treine seu discurso em voz alta, controle sua respiração, controle seus pensamentos, domine o medo e seus sabotadores internos, faça perguntas, fale com voz clara, agradável e segura, use melodia e ênfase na voz, controle o volume da sua voz, fale com boa dicção, controle a velocidade da sua fala e faça pausas, domine sua linguagem corporal, controle e evite os vícios de linguagem e gírias, evite palavras rebuscadas ou de difícil compreensão, evite o uso excessivo de palavras estrangeiras, diminutivos, evitem expressões como “entenderam”, seja claro, direito e objetivo e use exemplos e analogias.

 

Portanto a leitura do exemplar é recomendada, pois terá acesso ao estudo da arte de comunicar por meio da teoria e prática, com métodos, ferramentas, técnicas e estratégias para uma comunicação especifica de maneira segura, empática, respeitosa e clara, por meio de junção sincera, solucionando situações conflitosas, alertando uma máxima que, tão importante quanto saber O QUE FALAR, é COMO FALAR.

 

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Ferreira Avelar Advocacia (Iporá-GO. Israelândia-GO). Consultoria e Assessoria Jurídica!

 

Créditos das Imagens e algumas informações do texto.

 

Livro - Comunicação Assertiva. Débora Brum.


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