LIVRO - COMUNICAÇÃO ASSERTIVA. DÉBORA BRUM.
LIVRO
- COMUNICAÇÃO
ASSERTIVA. DÉBORA BRUM.
Nesse exemplar,
intitulado como comunicação assertiva: aprenda a arte de falar e influenciar,
se trata de um misto de técnicas, ensinamentos e gatilhos para que o leitor
aperfeiçoe seu ato falar, por meio de segurança no comunicar, aplicando aos
seus ouvintes o interesse em escuta-lo, como reter a atenção em um mundo onde a
quantidade de informação nova e enorme a cada instante, o manuscrito parte
dessa premissa com apresentação de exemplos práticos colhidos no decorrer da
carreira profissional da autora que é fonoaudióloga empresarial.
Explica que o seu
maior diferencial competitivo é a comunicação, pois como diz o ditador popular:
“não basta SER bom, tem que PARECER bom!”. Parafraseia Alejandro Jodorowsky,
psicólogo, ator e escritor chileno “entre o que penso, o que quero dizer, o que
digo e o que você ouve, o que você quer ouvir e o que você acha que entendeu,
há um abismo”. Com base no impacto da forma de falar no seu dia a dia, alerta
que é possível que você seja um líder, gestor, executivo, advogado, vendedor,
instrutor ou palestrante, que depende essencialmente de uma boa comunicação
para conseguir os melhores resultados, seus e da sua equipe.
Quanto aos problemas
de comunicação: uma pedra no sapato da maioria das empresas, explica a autora
que os principais motivos pelo fracasso dos projetos são: (76% - problemas de
comunicação; 71% - não cumprimento de prazos e 70% - mudanças constantes de
escopo). Já com relação as diferentes ferramentas de comunicação e seus
impactos, afirma que palavras criam emoções, que se expressam em sentimentos e
provocam ações e comportamentos – tanto de nossa parte, quanto da parte de quem
nos ouve.
Valida sobre os
estilos de comunicação, sendo essas a comunicação passiva (dificuldade em se
expressar abertamente, em manifestar seus pensamentos, opiniões e
descontentamentos, preocupação demasiada, medo ou receio da reação do outro,
desejo de agradar e ser aceito, dificuldade em dizer não e impor limites e
omissão ou submissão), comunicação agressiva (falar gritando, usar palavras
ofensivas, interromper a pessoa no meio da fala, criticar e desqualificar a
ideia do outro e usar um tom de voz agressivo), comunicação passivo-agressiva e
comunicação assertiva (ser proativo, dizer o que tem que ser dito, na hora
certa, de maneira respeitosa e empática).
Faz alerta sobre o
que prejudica a sua comunicação (pressa, falta de preparo, falta de consciência
emocional e falta de empatia), com relação as premissas para desenvolver a comunicação
assertiva, relata que, tendo maior consciência e domínio de cada uma dessas
ferramentas, você se tronará mais assertivo, se sentirá mais autoconfiante e
satisfeito ao falar e obterá melhores resultados no seu dia a dia, com relação
a autoavaliação, “conhece-te a ti mesmo!”. Essa famosa frase escrita na entrada
do templo de Delfos, define o primeiro passo da sua jornada: AUTOAVALIAÇÃO.
Descreve sobre a roda da comunicação conteúdo, performance e escuta.
Relembra que Michael
Phelps, contou que que no ultimo ano treinou 365 dias, não teve nenhum dia de
descanso, pois ele queria ser melhor, superar os próprios limites e vencer a
competição. Lembre-se da frase de Abraham Lincoln: “se tivesse 9 horas para
cortar uma árvore, passaria as 6 primeiras afiando o meu machado”. Empatia e
suas espécies empatia cognitiva (habilidade de entender os pensamentos, ideias
e crenças do seu interlocutor) e empatia afetiva (habilidade de compreender os
sentimentos e perceber a emoção do outro).
Corrobora sobre a
escuta ativa, se quiser influenciar pessoas, antes de mais nada precisa saber o
que elas pensam, ouvindo com interesse e atenção, apresenta outras dicas, pare,
olhe e escute, fale menos, preste mais atenção, evite interromper, deixe a
pessoa concluir seu raciocínio, em vez de afirmar, pergunte, ouça com seu copo
vazio e confirme se realmente entendeu, parafraseando. Denota sobre S.E.R. = A
fórmula da eficiência na comunicação (Sucinta, Especifica e Relevante) a maior
distancia entre duas pessoas é o mal-entendido “autor desconhecido”. Assevera
que “quem tem um bom porquê, enfrenta qualquer como – Viktor Frankl”. Relembra
sobre o especialista em liderança Simon Sinek (escritor do livro Comece pelo
porquê, que criou um conceito chamado “Golden Circle”, ou Círculo Dourado (O
quê? Como? e Por quê?), para ajudar as empresas e as pessoas a se tornarem mais
inspiradoras e criarem mais impacto.
Com relação a escolha
das palavras e o uso da linguagem positiva, explica que esse método pode e deve
ser usado para, encorajar, agradecer, valorizar, estimular, engajar, celebrar,
reconhecer, enaltecer, motivar, inspirar, elogiar, parabenizar, comemorar,
conectar e encantar, faz conexão com essa explicação com uma passagem das
escrituras (...tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for
correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa
fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, eis que devem ocupar
nossos pensamentos. Filipenses 4:8). Faz alerta sobre as barreiras verbais, uso
excessivo de gírias, jargões, siglas e termos técnicos para um público leigo no
assunto, uso de palavras difíceis e rebuscadas, uso de gerundismo e
estrangeirismo, são algumas dessas barreiras que devem ser observadas.
Explicita sobre a
argumentação (o objetivo da argumentação, ou da discussão, não deve ser a
vitória, mas o progresso. Joseph Joubert), dá ao leitor alguns exemplos para
uso dessa, como, se eu quero convencer meu pai a fazer exercícios físicos,
certamente ele dirá: não gosto de academia. Nesse momento, eu falaria: eu
conheço ótimos professores que atendem em domicilio, nem precisa sair de casa.
Dá feedbacks sobre a oratória, lembrando Warren Buffet, um dos maiores
investidores, que afirma que “a boa capacidade de comunicação em publico
aumenta o seu valor de capital humano em 50%, ou seja, você se torna mais
valioso para o mercado quando se expressa bem. (Não aumente sua voz, melhore seus
argumentos - Desmond Tutu).
Ao final sugere dicas
de como falar bem em público, treine seu discurso em voz alta, controle sua
respiração, controle seus pensamentos, domine o medo e seus sabotadores
internos, faça perguntas, fale com voz clara, agradável e segura, use melodia e
ênfase na voz, controle o volume da sua voz, fale com boa dicção, controle a
velocidade da sua fala e faça pausas, domine sua linguagem corporal, controle e
evite os vícios de linguagem e gírias, evite palavras rebuscadas ou de difícil
compreensão, evite o uso excessivo de palavras estrangeiras, diminutivos,
evitem expressões como “entenderam”, seja claro, direito e objetivo e use
exemplos e analogias.
Portanto a leitura do
exemplar é recomendada, pois terá acesso ao estudo da arte de comunicar por
meio da teoria e prática, com métodos, ferramentas, técnicas e estratégias para
uma comunicação especifica de maneira segura, empática, respeitosa e clara, por
meio de junção sincera, solucionando situações conflitosas, alertando uma máxima
que, tão importante quanto saber O QUE FALAR, é COMO FALAR.
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Ferreira Avelar Advocacia (Iporá-GO. Israelândia-GO). Consultoria e Assessoria Jurídica!
Créditos
das Imagens e algumas informações do texto.
Livro - Comunicação
Assertiva. Débora Brum.
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