LIVRO EMPRESAS FEITAS PARA VENCER. JIM COLLINS.
LIVRO EMPRESAS FEITAS PARA VENCER. JIM COLLINS.
Empresas Feitas para Vencer: Por
que Algumas Empresas Alcançam a Excelência... E Outras Não. A obra de Jim
Collins apresenta uma ideia de como as empresas grandiosas, alcançam o sucesso
no decorrer do período de sua existência e como o dinamismo sustentável a longo
prazo pode ser incrementado na perspicácia de sua estruturação desde sua
concepção.
Um livro de negócios clássico que apresenta
questionamento e indica a resposta à seguinte questão: Como empresas boas,
medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura? O autor indica
experiências que provocam a lógica e modificam a normalidade em uma supremacia
contínua. É apresentando também os requisitos uníssonos que elevam uma empresa
a se tornar excepcional e outras não. As estatísticas com base no estudo para a
confecção do livro vão surpreender a todos com novos apontamentos a despeito da
cultura empresarial retrata no exemplar.
Algumas frases interessantes
trazidas no exemplar. “Culturas burocráticas surgem para compensar a
incompetência e a indisciplina, por terem as pessoas erradas no barco. Se você
tem as pessoas certa no barco e exclui as pessoas erradas, não vai precisar de
nenhuma burocracia cretina”, “deixar que as pessoas erradas permaneçam
no posto em justo para com todas as pessoas certas, já que elas inevitavelmente
têm de compensar as inadequações das pessoas erradas. Pior ainda: pode
incentivar as pessoas certas a deixar a empresa” e mais, “se você
escolhe generais fortes para posições-chave, os concorrentes internos deixarão
a empresa. Mas se você escolhe generais fracos, figuras decorativas, em vez de
executivos altamente capazes, então os tenentes fortes tenderão a ficar na
empresa.”
Mais algumas citações “O Curioso
incidente do cão durante a noite, como a pista principal. Ocorre que o cão nada
fez a noite - e esse, de acordo com Holmes foi o incidente que o levou a
concluir que o principal suspeito devia ser alguém que o cão conhecia bem” e
na mesma toada “o bom é inimigo do ótimo. Esta é uma das razões-chave para
explicar por que existem tão poucas coisas que se tornam excelentes. Não temos
ótimas escolas, porque temos boas escolas. Não temos uma ótima empresa, porque
temos boas empresas”.
Apresenta alguns dados
interessantes sobre os CEOs das empresas, pois a estratégia de trazer um agente
externo de mudança muito glamouroso apresenta um resultado inverso. Dez dos
Onze CEOs das empresas “feitas para vencer” vieram de dentro das próprias
empresas, três deles por herança família. Afirma que nas empresas feitas para
vencer, não pode ter um gênio com mil auxiliares, pois quando esse sai, em
geral os auxiliares ficam perdidos, tentam imitar o predecessor fazendo
movimentos ousados e visionários (ou seja, tentam agir como gênios sem sê-lo)
fadados ao insucesso.
Quando decidir se livrar de seus
problemas, não se livre de seus melhores profissionais. Anota sobre o conceito
do porco-espinho no mundo das empresas feitas para vencer. Relata sobre o
ensaio do Isaiah Berlin, sobre a raposa e o porco-espinho, explicando sobre a
ideia com base na pequena parábola contida no livro, página 127.
Berlin faz uma adaptação e dividiu
as pessoas em 2 grupo básicos (raposas e porcos-espinhos): as raposas atacam em
várias frentes de uma vez e observa o mundo em toda sua complexidade, dispersam
em muitos níveis, nunca em um conceito geral ou visão unificada, enquanto o
porco-espinho por sua vez simplificam um mundo complexo e o transformam numa
única ideia organizadora, básica, ou em um conceito que unifica e orienta tudo,
para esse grupo tudo que não relaciona com suas ideias não tem relevância
alguma.
Exemplo do poder do porco-espinho
citado pelo professor Marvin Bressler, “quer saber o que separa aqueles que
causam mais impacto de todos os outros igualmente brilhantes? Os primeiros são
porcos-espinhos”. Freud e o inconsciente, Darwin e a seleção natural das
espécies, Marx e a luta de classes, Einstein e a relatividade, Adam Smith e a
divisão de trabalho – todos eles eram porcos-espinhos.
Depoimentos: "Um dos livros de
negócios mais importantes de todos os tempos." - Time Magazine. "Algumas
de nossas decisões empresariais mais importantes foram tomadas com o apoio do
raciocínio lógico de Collins." - Jorge Paulo Lemann. "Jim Collins é o
mais importante influente pensador dos negócios da atualidade." -
Fortune". Para Collins, nenhum problema é grande demais." - The New
York Times.
Portanto a leitura do livro cheio
de ideias empresarias e empreendedoras é recomendado a qualquer interessado
nesses assuntos que aborda esses temas globais, sendo esse entendimento de
extrema importância a quem quer que se habilite a inteirar-se a despeito desses
assuntos complexos, porém, prazeroso para a compreensão dos mercados e dos negócios
a nível mundial.
#livros
#livroempresasfeitasparavencer #jimcollins #porcoespinho #ferreiraavelaradvocaciaipora
#ferreiraavelaradvocaciaisraelandia #assessoriajuridica #consultoriajuridica #advogadoiporaferreiraavelaradvocacia
#advogadoisraelandiaferreiraavelaradvocacia
#advogadoisraelandiathayna #advogadoiporathayna
Ferreira Avelar Advocacia (Iporá-GO. Israelândia-GO). Consultoria e Assessoria Jurídica!
Créditos
das Imagens e algumas informações do texto.
Livro Empresas Feitas para Vencer. Jim Collins.
Publicação no
Instagram:
https://www.instagram.com/ferreiraavelaradvocacia/
Publicação Blog:
Comentários
Postar um comentário