LIVRO – O HOMEM É AQUILO QUE ELE PENSA – JAMES ALLEN.





LIVRO – O HOMEM É AQUILO QUE ELE PENSA – JAMES ALLEN.


 

O autor divide o exemplar por meio dos seguintes temas, pensamento e caráter, efeito dos pensamentos sobre as circunstâncias, efeito do pensamento sobre a saúde e o corpo, pensamento e objetivo, o fato-pensamento na realização, visões e ideias e serenidade. James Allen, um dos maiores pensadores e divulgadores do mentalismo de todos os tempos, nos mostra neste clássico que os bons pensamentos, quando disciplinados e em estreito controle e observação, se transformam em realidade.

 

No manuscrito há ensinamentos sobre como adquirir força interior e dominar nossos pensamentos, para termos uma vida mais saudável, feliz e abundante, que nos conduza à paz, à segurança e ao crescimento interior. A chave da felicidade está mais ao alcance de nossas mãos do que podemos imaginar!

 

A mente é a força-mestre que molda e faz, e o homem é mente, e sem cessar maneja a ferramenta do pensamento. Com ela forja o que deseja e cria em profusão alegrias e males – pensa em segredo, e tudo acontece: seu ambiente não passa de seu próprio espelho. O ser humano é o construtor de si próprio. Em virtude dos pensamentos que escolhem e incentivam; que a mente é a tecelã-mestra, tanto da veste íntima do caráter como da veste exterior da circunstância, e que, assim como podem ter, até aqui, tecido tais vestes em ignorância e sofrimento, poderão agora tecê-las com esclarecimento e felicidade.

 

O homem é, literalmente, aquilo que pensa, seu caráter não passa da soma total de todos os seus pensamentos. Assim como a planta brota, e não poderia brotar se não fosse a semente, também cada ato do homem brota das sementes ocultas do pensamento, e sem elas não poderia surgir. Isso se aplica igualmente àqueles atos ditos “espontâneos” e “não premeditados” e aos que são deliberadamente praticados. O ato é a flor do pensamento, e a alegria e o sofrimento, seus frutos; e assim vai recolhendo o homem o produto doce ou amargo de sua própria seara.

 

Um caráter nobre, à semelhança de Deus, não é algo que se possa atribuir ao favor ou ao acaso, mas é, sim, o resultado natural de um contínuo esforço de reto-pensar, o efeito de um prologando anseio de associação com o pensamento de Deus. O homem é um produto da Lei e não do artificio, e causa e efeito são tão absolutos e inevitáveis no plano secreto do pensamento quanto no mundo das coisas visíveis e materiais.

 

Pela escolha acertada e pela legitima aplicação do pensamento, o homem ascende à Divina Perfeição; pelo abuso e má aplicação do pensamento, ele desce abaixo do nível do animal. Entre esses dois extremos se encontram todas as graduações do caráter, e o homem é quem as modela e controla. Como um ser dotado de Força, de Inteligência e de Amor e senhor de seus próprios pensamentos, o homem tem nas mãos a chave de todas as situações e encerra em si mesmo o elemento transformador e regenerador por meio do qual pode fazer de si próprio o que quiser.

 

Mesmo que entregue as próprias às maiores fraquezas e ao máximo abandono; o homem é sempre o senhor; mas em sua fraqueza e degradação continua sendo o insensato senhor que desgoverna sua própria casa. Quando ele começa a refletir sobre seu estado e a procurar diligentemente a Lei sob a qual foi criado, começa a se tornar um senhor ajuizado, capaz de dirigir com inteligência suas energias e a ajustar seus pensamentos, visando a fins frutíferos.

 

Como um meio de obter o conhecimento de si mesmo que é Compreensão, Sabedora e Poder, acabará infalivelmente por provar que ele é o construtor do seu próprio caráter, o modelador de sua vida e o edificador de seu destino. Nessa direção e em nenhuma outra é que nos aponta a lei absoluta segundo a qual “Aquele que busca achará e àquele que bate abrir-se-lhe-á”; pois só pela paciência, pela prática e incessante insistência pode o homem transpor a Porta do Templos do Conhecimento.

 

A mente do homem pode ser comparada a um jardim cultivado com inteligência ou entregue ao abandono; quer o cultivem ou o abandonem, forçosamente britará. Se nada de bom for semeado, más sementes de ervas daninhas se espalharão em abundância e continuarão a multiplicar-se. Assim como um jardineiro cultiva sua terra, conservando-a livre do mato e plantando flores e frutos que lhe são necessários, assim também o homem cultiva o jardim de sua mente, arrancando todos os pensamentos maus, nuteis e impuros e cultivando, com vistas à perfeição, as flores e os frutos de pensamentos justos, uteis e puros. Adotando esse processo, mais cedo ou mais tarde descobriremos que somos o jardineiro-chefe de nossas almas, o dirigente de nossas vidas.

 

Todo homem está onde está pela lei do seu ser; os pensamentos que ele incorporou ao seu caráter colocaram-no ali, e na disposição de sua vida não existe nenhum fato casual, mas tudo é o resultado de uma lei que não pode falhar. Isso é tão verdade em relação àqueles que se sentem “em desarmonia” com o seu meio, como aos que se sentem satisfeitos com ele.

 

Que as circunstâncias nascem do pensamento é algo que todo homem que tenha praticado durante algum tempo o autocontrole e a autopurificação sabe, pois terá notado que a modificação de tudo o que lhe ocorre se operou na exata proporção em que ele modificou seu estado mental. Isso é tão verdade que quando nos aplicamos sinceramente a corrigir os defeitos de nosso caráter e fazemos rápidos e marcantes progressos, em pouco tempo passamos por uma série de vicissitudes.

 

A alma atrai aquilo que ela secretamente abriga; aquilo que ela ama e também aquilo que teme; ela atinge o apogeu de suas mais caras aspirações e desce ao nível de seus desejos impuros – e as circunstâncias são os meios pelos quais a alma recebe o que lhe é devido.

 

O mundo exterior das circunstâncias molda-se ao mundo exterior do pensamento, e as condições externas, tanto as agradáveis quanto as desagradáveis, são fatores que contribuem em seu resultado para o bem do individuo. Como ceifeiros de sua própria colheita, o homem aprende tanto pelo sofrimento quanto pela felicidade.

 

As leis do crescimento e adaptação prevalecem em toda parte. Ninguém chega ao botequim ou à cadeia pela tirania do destino ou das circunstâncias, mas através dos atalhos dos pensamentos sórdidos ou dos desejos vis. Não são as circunstâncias que fazem o homem – elas o revelam a si próprio. Ninguém mergulha no vicio e nos sofrimentos que dele resultam sem que haja antes inclinações más, como ninguém chega à virtude e à felicidade pura que ela acarreta sem um constante cultivo de aspirações virtuosas; portanto, o homem como amo e senhor de seus pensamentos é o edificador de si próprio, modelador e autor de tudo o que o cerca.

 

Os homens não atraem aquilo que eles querem, mas sim aquilo que eles são. Seus caprichos, fantasias e ambições são distorcidas a cada passo, mas seus pensamentos e desejos mais secretos nutrem-se de seu próprio alimento, quer seja ele sujo ou limpo. Seus desejos e preces só serão gratificados e atendidos se se harmonizarem com seus pensamentos e atos.

 

Isso é tão verdade quanto as coisas da terra quanto às do céu. Até mesmo aquele cujo único objetivo for adquirir riqueza deve estar preparado para fazer grandes sacrifícios pessoais até que possa atingir a sua meta, quanto mais aquele que almeja realizar uma vida forte e bem equilibrada. Imaginemos um homem rico que tenha sido vítima de uma enfermidade dolorosa e renitente resultante de sua gula. Está disposto a pagar altas somas para se ver livre dela, mas não quer sacrificar seus pendores glutâmicos. Quer satisfazer o seu gosto por iguarias requintadas e antinaturais e ao mesmo tempo conservar a sua saúde. Esse sujeito está totalmente despreparado para ter saúde, porque ainda não aprendeu os princípios básicos de uma vida saudável.

 

Temos agora um empregador de mão de obra que adota medidas desonestas para evitar o pagamento de salários justos aos seus operários e, na esperança de alcançar maiores lucros, reduz esses salários. Tal empresário está também totalmente despreparado para a prosperidade, e quando se surpreender falido, tanto no que diz respeito à reputação quanto aos seus bens, lançará culpa às circunstâncias sem saber que é o único responsável pelas condições em que se encontra.

 

Um homem pode ser honesto em certos sentidos e, entretanto, passar privações; outro pode ser desonesto em certos sentidos e, mesmo assim, enriquecer; mas a conclusão geralmente tirada de que fulano fracassou exatamente por causa da sua honestidade e que sicrano prospera justamente porque é desonesto é o resultado de um julgamento superficial de que o homem desonesto é quase que totalmente corrupto e o honesto quase que totalmente virtuoso.

 

O homem desonesto pode possuir algumas virtudes admiráveis que o outro não possua; e o honesto poderá ter vícios odiosos que não existam no outro. O homem honesto colhe os bons resultados de seus pensamentos e atos honestos, mas também atrai para si os sofrimentos causados pelos seus vícios.

 

As circunstâncias que o homem enfrenta e recebe com bem-aventurança são o resultado de sua própria harmonia mental. A bem-aventurança, não os bens materiais, é a medida do pensamento reto; a infelicidade, não a falta de bens materiais, é a medida do pensamento errado. Um homem pode ser amaldiçoado e rico; pode ser abençoado e pobre. Bençãos e riquezas só se juntam quando as riquezas são justa e sabiamente usadas; e o pobre só se torna miserável quando considera sua sorte como um fardo injustamente imposto.

 

A lei e não a confusão é o princípio dominante no universo; justiça e não justiça constitui a alma e substância da vida; honestidade e não corrupção é a força modeladora e impulsionadora do governo espiritual do mundo. Pensamentos animalescos cristalizam-se em hábitos de embriaguez e sensualidade, os quais por sua vez se concretizam em circunstâncias de miséria e doença: pensamentos impuros de qualquer tipo se cristalizam em hábitos enervantes e tumultuantes, os quais se concretizam em circunstâncias confusas e adversas. Pensamentos preguiçosos cristalizam-se em hábitos de falta de higiene e desonestidade, os quais se concretizam em circunstâncias de sujeira e mendicância, pensamentos de ódio e condenação cristalizam-se em hábitos de acusação e violência, os quais se concretizam em constâncias de injúria e perseguição; pensamentos egoístas de todos os tipos cristalizam-se em hábitos egocêntricos que se concretizam em circunstâncias mais ou menos infelicitantes.

 

Não te impaciente a longa esperar, suporte-a como alguém que compreende; quando o espírito se ergue e assume o comando, os deuses estão prontos para obedecer. O efeito do pensamento sobre a saúde e o corpo, o corpo é escravo da mente. Ele obedece às operações da mente, quer elas sejam deliberadamente escolhidas ou automaticamente manifestadas. Sob o comando de pensamentos ilícitos o corpo afunda rapidamente na doença e na decadência; dirigindo por pensamentos alegres e bonitos, ele se reveste de juventude e beleza. Doença e saúde têm suas raízes no pensamento.

 

Os homens continuarão a ter o sangue impuro e envenenado enquanto propagarem pensamentos sujos. De um coração impo brotam uma vida limpa e um corpo limpo. De uma mente corrompida britam uma vida corrupta e um corpo deteriorado. O pensamento é fonte de ação, de vida e de manifestação; torne essa fonte pura, e tudo será puro. Quando alguém purifica seus pensamentos passa a não desejar mais alimentos impuros. Pensamentos sadios, fazem hábitos sadios. O suposto santo que não lava seu corpo não é um santo. A mente que vive sempre dominada por ideias de maldade, cinismo, desconfiança e inveja, vive confinada nas profundezas de uma prisão construída por ela própria.

 

A falta de objetivo é um vicio, e semelhante deriva deve cessar para todo aquele que quiser desviar-se da catástrofe e da destruição. Do mesmo modo que o homem fisicamente fraco pode se tornar forte mediante cuidadoso e paciente treinamento, o homem de pensamentos fracos pode revigorá-los exercitando-se na prática do reto-pensar. Ideias de medo e de dúvida nunca realizam coisa alguma, nem poderiam. Sempre levam ao fracasso. Objetividade, energia, capacidade de realização e todos os pensamentos vigorosos cessam quando a dúvida e o medo se insinuam.

 

O fator-pensamento na realização. Em um universo perfeitamente ordenado, no qual a perda do equilíbrio significaria destruição total, a responsabilidade individual desse ser absoluta. A fraqueza e a força de um homem, a pureza e a impureza, são suas e não de outro homem; são produzidas por ele próprio e não por outrem; e só podem ser modificadas por ele mesmo, nunca por outro homem. Aquele que quiser conseguir pouco terá de sacrificar pouco; aquele que quiser conseguir muito terá que sacrificar muito; aquele que quiser alcançar grandes coisas terá que fazer grandes sacrifícios.

 

Visões e ideais. A humanidade não pode esquecer os seus sonhadores; não pode deixar que seus ideais se apaguem e morram; vive neles; reconhece neles as realidades que um dia verá e conhecerá. As circunstâncias da vida podem não ser adequadas, mas não permanecerão assim por muito tempo se você puder ainda que apenas vislumbrar um Ideal e lutar por atingi-lo. Você não pode viajar interiormente e permanecer exteriormente imóvel. Em muito pouco tempo sua mente se modifica de tal forma que a oficina não mais pode contê-lo. Por tal forma se desarmoniza com a sua mentalidade, que ela desaparece de sua vida com uma roupa que despimos, e, com o aumento das oportunidades condizentes com o escopo de suas potencialidades em expansão, ele a abandona para sempre.

Serenidade de espírito é uma das mais belas joias da sabedoria. É o resultado de um longo e paciente esforço de autocontrole. Sua presença é indício de experiência madura e de um conhecimento bem pouco comum das leis e modos de operar do pensamento. O homem calmo tendo aprendido a governar-se, sabe como adaptar-se aos outros; e estes, por sua vez, reverenciam sua força espiritual e sentem que podem aprender com ele a confiar nele. Quanto mais tranquilo um homem se torna, maior o seu sucesso, sua influência, sua capacidade para o bem. Até mesmo o comerciante comum verá crescer a prosperidade de seu negócio na medida em que desenvolve um maior autocontrole e equanimidade, pois as pessoas sempre preferem lidar com alguém cujo comportamento é marcantemente igual.

 

Como são poucas as pessoas bem equilibradas que encontramos na vida, como é raro encontrar-se aquele equilíbrio que é a característica de um caráter aprimorado! O homem forte e calmo é sempre amado e reverenciado. Assemelha-se a uma arvore que espalha sua sombra em terra sequiosa ou a uma rocha acolhedora em meio a tempestade. Almas sacudidas por tempestades, onde quer que estiverdes, sejam quais forem as condições em que viveis, sabei disto – no oceano da vida ilhas da Bem-aventurança estão sorrindo e as ensolaradas praias de vosso ideal esperam por vós. Segurai com mão firme o leme do pensamento.

 

Ao final da leitura nota-se o exemplar ser uma obra que essa faz reviravolta positiva ao interior da alma do leitor, pois a linguagem é bem profunda no sentido de aplicar uma mensagem de mudança de mentalidade por meio do pensamento e instruir para que tenhamos disciplina, controle e observação sobre o que pensar, pois esses se tornam realidade, assim como a Lei da Atração ensina, que semelhante atrai os seus, há instruções de como mantermos com o nosso pensamento elevado, mesmo após o ápice de nossas carreira profissional e pessoal, para assim alcançar, devemos pararmos de nos lamentar e de agir de forma agressiva e negativa juntos as pessoas, para assim alcançar ao domínio da mente para alcançar uma realidade superior a sua vida, recomendamos então a leitura desse manual.

 

#livroohomemeaquiloqueelepensa #jamesallen #saude #felicidade #abundancia #dominiodopensamento #bonsresultados #chavedafelicidade #ferreiraavelaradvocaciaipora #ferreiraavelaradvocaciaisraelandia #assessoriajuridica #consultoriajuridica #advogadoiporaferreiraavelaradvocacia #advogadoisraelandiaferreiraavelaradvocacia #advogadoisraelandiathayna #advogadoiporathayna

 

 

 


 

 

Ferreira Avelar Advocacia (Iporá-GO. Israelândia-GO). Consultoria e Assessoria Jurídica!

 

Créditos das Imagens e algumas informações do texto.

 

Livro – O Homem é Aquilo que Ele Pensa – James Allen.















Publicação no Instagram:

https://www.instagram.com/ferreiraavelaradvocacia/

 

Publicação Blog:

https://ferreiraavelaradvocacia.blogspot.com/





 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMA. DOCIMÁSIA PULMONAR HIDROSTÁTICA DE GALENO. SABE O QUE É?

LICITAÇÃO DESERTA E FRACASSADA NA LEI 14.133/21 LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

CONDUTAS PÚBLICAS NO PERÍODO ELEITORAL (LICITAÇÕES)