LIVRO - O PONTO DA VIRADA. MALCOLM GLADWELL.

 

LIVRO - O PONTO DA VIRADA: COMO PEQUENAS COISAS PODEM FAZER UMA GRANDE DIFERENÇA. MALCOLM GLADWELL.

 

O livro parte da premissa de como as atitudes e tendências são desencadeadas em nosso meio, como um especifico produto, atitudes e serviços, viraram espécie de gosto e caíram na moda de forma tão rápida? Como ocorre os vícios em especial da nicotina e alcatrão encontrados nos cigarros em especifico aos adolescentes? Por que alguns autores são considerados gênios e seus livros são os mais vendidos em determinados locais e épocas, transformando em best-sellers?

 

No livro existe a afirmação de que a melhor maneira de pensar e entender tendencias de moda e de hábitos negativos e positivos é imaginar que todas essas são consideradas e vê-las como epidemias. Citando os exemplos da ascensão dos Hush Puppies e a queda da criminalidade em Nova York (exemplos didáticos das epidemias em curso). Afirma que as chamadas epidemias são suscitadas por esforço de um grupo de pessoas excepcionais. “Idéias, produtos, mensagens e comportamentos se espalham como vírus”, diz o autor. E quando a novidades se alastram − ou se acabam − é o que ele chama de o Ponto da Virada.

 

Exemplifica sobre epidemias como a Cavalgada de Paul Revere (com ajuda de Willian Dawes pelas cidades a oeste de Boston) relatando aos americanos a respeito da marcha dos ingleses sobre Lexington. Fala sobre o teste de amostragem mais ou menos aleatória com comunicadores em nosso círculo social. Assevera sobre a influência também dos Experts – pessoa que tem informações sobre muitos produtos, preços ou lugares diferentes ajudando no ponto de virada dessas tendências. Numa epidemia social, existem os seguintes – Experts (banco de dados), Comunicadores (cola social, eles a espalham) e os Vendedores (capazes de convencer quando não acreditamos no que ouvimos).

 

Fala sobre o contagio social relativo à tristeza e felicidade, alegando que a emoção vem de dentro pra fora. Segue falando sobre o ponto de virada com base no fator de fixação, com exemplos da Coca-Cola pagando milhões em patrocínio para as Olimpíadas de 1992 e apenas 12% dos que assistiam o evento perceberam que era a patrocinadora, enquanto 5% acharam que era a rival Pepsi. Relata sobre os programas infantis, Vila Sésamo e As Pistas de Blue, asseverando sobre a engenharia da fixação usada para prender a atenção de crianças e assim instruí-las nessas atrações.

 

Exemplifica o poder do contexto para o ponto de virada, narrada o corrido com Goetz, atirou contra alguns garotos no Metro de Nova York, em um período onde a criminalidade estava em índices enormes, onde os crimes novaiorquinos se transformaram num problema de proporções epidêmicas (asseverando que o vagão do metrô da cena do crime, eram nojentos, muito lixo no chão, paredes e tetos imundos de pixação) e logo a frente explica sobre a similaridade com a Teoria das Janelas Quebradas, fruto da imaginação dos criminologistas James Q. Wilson e George Kelling (argumentaram que o crime é resultado da desordem).

 

Afirma que a Teoria da Janela Quebrada e o Poder do Contexto são a mesma coisa, ambos se baseiam na premissa de que uma epidemia pode ser revertida, pode dar uma guinada, consertando-se detalhes mínimos do ambiente imediato. Reitera que Geneticistas dizem que a maior parte dos traços do caráter que nós fazemos, afabilidade, extroversão, nervosismo e fraqueza, entre outros é determinada em 50% por nossos genes. A outra metade é influência do ambiente doméstico que nos inserimos.

 

Diz sobre a velocidade de canal (em geral as pessoas conseguem distinguir até seis categorias). Relata sobre o coeficiente do neocórtex do Homo Sapiens, com grupo estimado de 147,8, ou quase 150 indivíduos (sendo aparentemente a quantia máxima de pessoas que podemos ter um autêntico relacionamento social). Assevera sobre o ponto de virada do Tenis Airwalk e sua explosão de vendas.

 

Relata sobre como os Experts, Comunicadores e Vendedores fazem uma ideia se tornar contagiante, narra o exemplo do que aconteceu em Baltimore-EUA, onde a prefeitura fez a distribuição de seringas novas aos usuários de drogas em troca das usadas para reduzir a transmissão da AIDS. Refere sobre os casos que levaram ao aumento dos suicídios no início dos anos de 1960 nas ilhas da Micronésia. Diz sobre a epidemia de tabagismo entre adolescentes.

 

Aduz sobre a descoberta de que o antidepressivo bupropiona, era um substituto para a nicotina (a dopamina que a nicotina libera vai para o córtex pré-frontal, onde se localiza o centro do prazer no cérebro), relacionando o efeito de parar de fumar à pessoa desenvolver ou voltar a ter depressão.

 

Portanto a leitura de exemplar é uma ótima opção para que tenha uma ideia sobre as questões relativas à fixação de ideias e tendências, demonstrando ser uma opção valida para aqueles estudiosos que se interessam por esse conhecimento.

 

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 Ferreira Avelar Advocacia (Iporá-GO. Israelândia-GO). Consultoria e Assessoria Jurídica!

 

Créditos das Imagens e algumas informações do texto.

 

Livro - O Ponto da Virada: Como Pequenas Coisas Podem Fazer Uma Grande Diferença. Malcolm Gladwell.

 


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