LIVRO - O PONTO DA VIRADA. MALCOLM GLADWELL.
LIVRO - O PONTO DA VIRADA: COMO PEQUENAS COISAS PODEM FAZER UMA GRANDE DIFERENÇA. MALCOLM GLADWELL.
O
livro parte da premissa de como as atitudes e tendências são desencadeadas em
nosso meio, como um especifico produto, atitudes e serviços, viraram espécie de
gosto e caíram na moda de forma tão rápida? Como ocorre os vícios em especial
da nicotina e alcatrão encontrados nos cigarros em especifico aos adolescentes?
Por que alguns autores são considerados gênios e seus livros são os mais
vendidos em determinados locais e épocas, transformando em best-sellers?
No livro existe a afirmação de que
a melhor maneira de pensar e entender tendencias de moda e de hábitos negativos
e positivos é imaginar que todas essas são consideradas e vê-las como
epidemias. Citando os exemplos da ascensão dos Hush Puppies e a queda da
criminalidade em Nova York (exemplos didáticos das epidemias em curso). Afirma
que as chamadas epidemias são suscitadas por esforço de um grupo de pessoas
excepcionais. “Idéias, produtos, mensagens e comportamentos se espalham como
vírus”, diz o autor. E quando a novidades se alastram − ou se acabam − é o que
ele chama de o Ponto da Virada.
Exemplifica sobre epidemias como a
Cavalgada de Paul Revere (com ajuda de Willian Dawes pelas cidades a oeste de
Boston) relatando aos americanos a respeito da marcha dos ingleses sobre
Lexington. Fala sobre o teste de amostragem mais ou menos aleatória com
comunicadores em nosso círculo social. Assevera sobre a influência também dos Experts
– pessoa que tem informações sobre muitos produtos, preços ou lugares
diferentes ajudando no ponto de virada dessas tendências. Numa epidemia social,
existem os seguintes – Experts (banco de dados), Comunicadores (cola social,
eles a espalham) e os Vendedores (capazes de convencer quando não acreditamos
no que ouvimos).
Fala sobre o contagio social relativo
à tristeza e felicidade, alegando que a emoção vem de dentro pra fora. Segue
falando sobre o ponto de virada com base no fator de fixação, com exemplos da
Coca-Cola pagando milhões em patrocínio para as Olimpíadas de 1992 e apenas 12%
dos que assistiam o evento perceberam que era a patrocinadora, enquanto 5%
acharam que era a rival Pepsi. Relata sobre os programas infantis, Vila Sésamo
e As Pistas de Blue, asseverando sobre a engenharia da fixação usada para
prender a atenção de crianças e assim instruí-las nessas atrações.
Exemplifica o poder do contexto
para o ponto de virada, narrada o corrido com Goetz, atirou contra alguns
garotos no Metro de Nova York, em um período onde a criminalidade estava em
índices enormes, onde os crimes novaiorquinos se transformaram num problema de
proporções epidêmicas (asseverando que o vagão do metrô da cena do crime, eram
nojentos, muito lixo no chão, paredes e tetos imundos de pixação) e logo a
frente explica sobre a similaridade com a Teoria das Janelas Quebradas, fruto
da imaginação dos criminologistas James Q. Wilson e George Kelling
(argumentaram que o crime é resultado da desordem).
Afirma que a Teoria da Janela
Quebrada e o Poder do Contexto são a mesma coisa, ambos se baseiam na premissa
de que uma epidemia pode ser revertida, pode dar uma guinada, consertando-se
detalhes mínimos do ambiente imediato. Reitera que Geneticistas dizem que a
maior parte dos traços do caráter que nós fazemos, afabilidade, extroversão,
nervosismo e fraqueza, entre outros é determinada em 50% por nossos genes. A
outra metade é influência do ambiente doméstico que nos inserimos.
Diz sobre a velocidade de canal (em
geral as pessoas conseguem distinguir até seis categorias). Relata sobre o
coeficiente do neocórtex do Homo Sapiens, com grupo estimado de 147,8, ou quase
150 indivíduos (sendo aparentemente a quantia máxima de pessoas que podemos ter
um autêntico relacionamento social). Assevera sobre o ponto de virada do Tenis
Airwalk e sua explosão de vendas.
Relata sobre como os Experts,
Comunicadores e Vendedores fazem uma ideia se tornar contagiante, narra o
exemplo do que aconteceu em Baltimore-EUA, onde a prefeitura fez a distribuição
de seringas novas aos usuários de drogas em troca das usadas para reduzir a
transmissão da AIDS. Refere sobre os casos que levaram ao aumento dos suicídios
no início dos anos de 1960 nas ilhas da Micronésia. Diz sobre a epidemia de
tabagismo entre adolescentes.
Aduz sobre a descoberta de que o
antidepressivo bupropiona, era um substituto para a nicotina (a dopamina que a
nicotina libera vai para o córtex pré-frontal, onde se localiza o centro do
prazer no cérebro), relacionando o efeito de parar de fumar à pessoa
desenvolver ou voltar a ter depressão.
Portanto a leitura de exemplar é
uma ótima opção para que tenha uma ideia sobre as questões relativas à fixação
de ideias e tendências, demonstrando ser uma opção valida para aqueles
estudiosos que se interessam por esse conhecimento.
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Créditos
das Imagens e algumas informações do texto.
Livro - O Ponto da Virada:
Como Pequenas Coisas Podem Fazer Uma Grande Diferença. Malcolm Gladwell.
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